Caríssima(o) Amiga(o),

O Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, da Conferência Episcopal Portuguesa, irá realizar as próximas Jornadas de Comunicação Social, nos próximos dias 22 e 23 de setembro, na Domus Carmeli em Fátima e em regime presencial.

Acreditamos que o tema deste ano é do interesse de todos, uma vez que se foca num encontro único na vida da Igreja, na vida de todos os portugueses. Estamos a falar da próxima Jornada Mundial da Juventude, que vai acontecer precisamente daqui a um ano, na cidade de Lisboa.

Assim, o tema é «Comunicar a JMJ Lisboa2023» e as jornadas serão o momento ideal para conhecermos melhor a organização desta Jornada e para partilharmos conhecimentos sobre a forma de Comunicar um evento desta dimensão.

É parceira das Jornadas deste ano, a Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica de Lisboa, cuja formação nas áreas de Comunicação é reconhecida internacionalmente e que seguramente vai enriquecer o programa proposto.

Deste programa, constará uma intervenção do Sr. D. Américo Aguiar, Presidente da Fundação JMJLisboa2023, assim como da Dra. Catarina Burnay, Professora Associada da FCH da Universidade Católica. O Secretário Executivo da JMJLisboa2023, Duarte Ricciardi, assim com a Diretora de Comunicação, Ana Alves, terão também intervenções que muito consideramos e desejamos que sejam da maior utilidade para todos os presentes.

As experiências da Comunicação nas anteriores Jornadas, Panamá, Rio de Janeiro e Madrid, estarão a cargo de quem teve estas funções e irão enriquecer certamente os nossos trabalhos.

Para a tarde do segundo dia, estão previstos alguns workshops que, à semelhança de anos anteriores, permitirão aliar a teoria e a prática no exercício da Comunicação.

Toda a informação ficará disponível através do site da Ecclesia e aguardamos pela sua inscrição e pela sua participação, com a expectativa de um encontro que é sempre preparado com entusiasmo e dedicação.

Receba as minhas cordiais saudações,

D. João Lavrador
Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais

22 e 23 de setembro de 2022 – Fátima – Domus Carmeli
Comunicar a JMJ Lisboa 2023

 

Quinta-feira, dia 22

14h30 – Abertura
D. João Lavrador, Presidente da Comissão Episcopal da Cultura Bens Culturais e Comunicações Sociais
Isabel Figueiredo, Secretariado Nacional das Comunicações Sociais
Nelson Ribeiro, Diretor da Faculdade de Ciências Humanas/UCP

15h00 – Conferência
JMJ Lisboa 2023: Todos estão convidados
D. Américo Aguiar, Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023

16h00 – JMJ Lisboa 2023: planear e implementar
Mesa redonda com o Comité Organizador Local

18h00
Experiências de comunicação de uma JMJ
. Assessoria (JMJ Madrid)
. Redes Sociais (JMJ Brasil)
. Em direto (JMJ Panamá)

 

Sexta-feira, dia 23

08h00 – Missa

09h30
Comunicar grandes eventos
Catarina Burnay, Professora da Faculdade de Ciências Humanas da UCP
Ana Alves, Diretora de Comunicação JMJ Lisboa 2023

11h00 – Intervalo

11h30 – Debate

12h00 – Conclusão

15h00 – Workshops
– Redes sociais
– Marketing digital
– Projetos alternativos de jornalismo
– Pensar 23