A Humanidade deste tempo, nesta altura do ano, lembra o acontecimento histórico do nascimento de Jesus Cristo.
Esta é a época mais bonita do ano, porque apela à Harmonia, à Solidariedade, e ao Amor. Contudo, muitos de nós, nesta sociedade, não queremos ficar indiferentes e sentimos os apelos das situações e problemas dos homens e a urgência da Justiça e da Solidariedade.
“Eu vim para libertar os pobres e oprimidos” que são hoje os trabalhadores e trabalhadoras que sentem a precariedade do emprego e a fragilidade da protecção social; os desempregados, os migrantes de todas as origens; os jovens sem perspectivas de futuro; as crianças vítimas do trabalho infantil os povos vítimas da guerra e todos os que sofrem a exclusão social.
Num mundo envolvido em tantos conflitos e de tantas desigualdades sociais, a Paz é o bem que mais nos deve inspirar e motivar para os nossos empenhamentos. Por isso a nossa Esperança de crentes em Jesus Cristo leva-nos a afirmar que “A Paz é possível” e a sua defesa é um dever de cada homem, de cada mulher, jovem ou adulto, e também de cada instituição que a sociedade entendeu criar visando o bem comum .

A Paz na terra passa pelos pequenos gestos e acontecimentos de cada dia, vividos com sentido de fraternidade .
A Paz na terra passa pela justiça e verdade, no respeito pela dignidade inviolável da pessoa humana, tratada como um fim e não como um meio, como vem acontecendo nestes tempos de globalização.
A LOC/MTC e os seus militantes debatem e reflectem no decorrer do presente ano pastoral e social “O futuro do trabalho” – o trabalho numa perspectiva global – Novas formas de trabalho e emprego – Novas formas de sobrevivência”
Natal cada dia
Natal de 2005
Equipa Diocesana de Santarém