A Congregação recebeu com tristeza a notícia da morte do leigo Dr. José Coutinho da Silva, vítima de doença prolongada.
Ele foi responsável, durante vários anos, do Serviço Nacional da Pastoral dos Migrantes da Conferência Episcopal dos Bispos de França.
A este leigo cristão se deve uma grande reflexão teológica e pastoral sobre a igreja no mundo, a partir do testemunho da presença dos leigos migrantes e suas comunidades.
A este cidadão português, de mentalidade aberta e universal, se deve a atenção crescente da Igreja na Europa no acolhimento dos cristãos de várias origens e suas comunidades, na igreja local. Foi membro do Conselho das Conferência Episcopais Europeias (CCEE), entre outros cargos como competente conselheiro.
A ele, à sua família e diocese de origem, nós – missionários scalabrinianos da Europa -devemos uma palavra de gratidão, de louvor a Deus por ter colocado no nosso caminho de serviço aos trabalhadores migrantes, suas famílias e suas associações, este homem-ponte que, inspirado pela fé e esperança em Cristo, abateu muros e preconceitos, iluminou o processo de participação dos leigos migrantes na missão da Igreja, e sofreu, com paciência, a construção de uma Igreja acolhedora e universal.
P. Mauro Lazzarato, cs
– superior regional dos Scalabrinianos na Europa e África
Gosto
Comentar
Partilhar