Editorial

Caravana 86 - EDITORIAL

Caravana 86 - EDITORIAL

 

A EVANGELIZAÇÃO COMO DOM E MISSÃO

Numa notícia neste número da Caravana, amavelmente enviada pela Irmã Sylvie, do Mosteiro das Monjas de Belém no Couço, Ribatejo (monjas que se têm preocupado em interagir com a comunidade cigana local), refere-se a ação do Pároco de Vera, Almeria, Espanha. Da dedicação do P. Carlos Maria à evangelização da comunidade cigana local, nasceu uma paróquia "cigana" inspiradamente chamada Stª Maria dos Povos. É claro, e isso faz todas a diferença, que o Pároco começou por incluir representantes ciganos no conselho pastoral da paróquia (Vera).

 

Continuar...

CARAVANA 85 - EDITORIAL

CARAVANA 85 - EDITORIAL

 

OS CIGANOS NO CORAÇÃO DA ECONOMIA SOCIAL DA EUROPA -

OS CIGANOS NAS PEQUENAS POLÍTICAS PESSOAIS E DE ALGUNS PEQUENOS GRUPOS

A recente reunião da FRA no próprio Conselho da União Europeia pôs bem em relevo quanto a Europa considera a inclusão dos ciganos como a prioridade da estratégia de coesão social e como a condição sine qua non do êxito da economia social na Europa do futuro.

 

Continuar...

CARAVANA 84 - Editorial

CARAVANA 84 - Editorial

Todos os povos estão no coração da Igreja

O Papa Paulo VI disse, às populações ciganas reunidas em Pomezia (Roma), há 52 anos: "vós estais no coração da Igreja". Neste número da Caravana, as populações ciganas rejubilam com a beatificação da primeira mulher cigana, a Beata Emilia que nos deu o exemplo de uma fé profunda que a levou a superar o martírio. E as populações ciganas também se revêm nas palavras sentidas, bem claras, dos Bispos católicos do CCEE, no Dia Internacional dos Ciganos, contra a cultura de exclusão que atinge tantas comunidades ciganas.

 

Continuar...

CARAVANA 83 - EDITORIAL

CARAVANA 83

EDITORIAL

E em Portugal como é? De facto?

Este número da Caravana tem abundantes notícias sobre as políticas na UE sobre a inclusão das populações ciganas na sociedade europeia, visando pôr em prática um dos pilares fundadores da UE que é a coesão social. Portugal nem sempre fica bem na fotografia: vejam-se os números humilhantes para os decisores portugueses que são citados num artigo da rubrica Ciganos são notícia, relativamente às conclusões de um inquérito recente da FRA. Vejam-se ainda as omissões de Portugal em várias referências feitas num importante documento da Comissão Europeia, noticiado nestas páginas.

 

Continuar...

EDITORIAL - CARAVANA 82

EDITORIAL - CARAVANA 82

 

Como sacerdote católico, desde que me foi confiado o serviço de Diretor da Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos, o qual assumi como missão ao serviço da Igreja, e, por consequência, entrei em contacto com muitas Instituições que trabalham com Ciganos e com as políticas referentes aos mesmos, ouço falar de integração dos Ciganos, de igualdade de oportunidades, de educação, de habitação digna e de tantas outras realidades de que a Comunidade Cigana é carente, isto segundo a opinião da maioria. Sempre vi surgir projetos e mais projetos; políticas e mais políticas, a nível nacional e europeu, porém, se procurarmos os resultados, são poucos ou nulos.

 

Continuar...

Mais artigos...