Editorial

VERGONHA

EDITORIAL

VERGONHA

A notícia do Expresso de 28 de Março sobre ciganos nómadas no Alentejo, notícia que a Caravana refere na rubrica Ciganos são Notícia deste nº, é uma vergonha para Portugal, uma vergonha para o Estado Português, uma vergonha para o Governo Português, uma vergonha para a Igreja local, uma vergonha para os cristãos e para os católicos portugueses, todos irmanados na indiferença que o Papa Francisco tanto estigmatiza; é ainda, mais explicitamente uma vergonha para o IHRU, para os Municípios e para a GNR do Alentejo por onde estas pessoas são forçadas a deambular, ao abrigo de regulamentos municipais iníquos que limitam a permanência destas pessoas a 72 horas no mesmo local, obrigando dezenas de cidadãos portugueses a moverem-se continuamente de terra em terra, por não lhes ser reconhecido o direito de pertença a localidades onde a maior parte deles nasceu e onde vive há longos anos, só porque não têm dinheiro para comprar a terra que pisam ou uma casa que os albergue.

 

Continuar...

EDITORIAL CARAVANA 75

EDITORIAL CARAVANA

 

A questão da exclusão dos ciganos nas sociedades europeias ao longo dos séculos, que continua tão presente nos nossos dias, tem levado diversas entidades a tomarem iniciativas para promover a sua integração nas comunidades maioritárias.

 

Continuar...

EDITORIAL CARAVANA 74

EDITORIAL CARAVANA

 

Neste momento em que a Igreja está a celebrar o Sínodo dos Bispos sobre os desafios pastorais sobre a Família é interessante lermos os títulos bombásticos que aparecem na imprensa escrita, ou o início de algumas notícias nos telejornais.

Em certo telejornal a notícia sobre o Sínodo começou da seguinte forma: “Papa Francisco reúne Bispos de todo o mundo, em Roma, para discutirem o casamento de pessoas do mesmo sexo e dos divorciados”.

Continuar...

EDITORIAL CARAVANA 73

EDITORIAL CARAVANA 73

 

No passado dia 17 de Junho o Município da Vidigueira procedeu à demolição do espaço habitacional de quinze famílias ciganas que tinham sido ali instaladas pelo próprio Município.

 

É, de facto, preocupante, que situações destas aconteçam sem antes as pessoas serem realojadas. O que assistimos na Vidigueira, e também recentemente no Município de Setúbal com um grupo de pessoas da comunidade africana, manifesta a grande insensibilidade de alguns autarcas que deveriam, em primeiro lugar, ter a preocupação de assistir e proteger as populações mais desfavorecidas e vulneráveis.

Continuar...

Editorial Caravana 69

Editorial Caravana 69

 

O Governo Português, em resolução do Conselho de Ministros, aprovou recentemente a Estratégia nacional para a integração dos Ciganos. Esta foi uma exigência da União Europeia que disponibiliza a maior parte dos fundos para a implementação da estratégia, o que, em princípio, irá permitir uma intervenção em áreas fundamentais promotoras do respeito pelos direitos humanos e dignidade da pessoa.

Continuar...

Mais artigos...