Editorial

Editorial

Num mundo em permanente mudança, a Pastoral dos Ciganos também está sujeita à mudança e à evolução, exigindo da Igreja renovadas estratégias pastorais, novas vias e métodos mais adequados às circunstâncias em que vivem os ciganos na actualidade.

Continuar...

Editorial Caravana

Ao olharmos para as situações geradoras de conflito entre os seres humanos, percebemos que estas nascem, quase sempre, na dificuldade que existe nas relações humanas de aceitação das diferenças culturais, étnicas, de mentalidade e de valores de cada pessoa. A verdade é que o ser humano, nas suas relações, tem sempre tendência a querer moldar o outro ‘à sua imagem e semelhança’, procurando que o outro pense, veja e aja como ele.

Continuar...

EDITORIAL

Ao olharmos para a realidade do nosso país, no contexto da União Europeia, damo-nos conta que Portugal é um dos países da Europa com os mais elevados níveis de pobreza e de assimetrias ao nível dos rendimentos das pessoas. Na verdade, Portugal sempre foi um país pobre, onde a maior parte da população vive com rendimentos inferiores às necessidades básicas que permitem a pessoa viver com o mínimo de dignidade humana.

Continuar...

EDITORIAL CARAVANA

A exclusão e pobreza presente nas comunidades ciganas continuam a ser um dos maiores desafios das sociedades actuais. Como é possível que na chamada época pós-moderna, sessenta anos após a Declaração Universal dos Direitos Humanos, num mundo, particularmente na velha Europa, milhões de pessoas continuem a viver marginalizadas, excluídas da sociedade e a ser vítimas de preconceitos e reacções xenófobas, sofrendo níveis de pobreza que muitas vezes ultrapassam a capacidade de sofrimento humano.

Continuar...

EDITORIAL

Ao longo da história, a Comunidade Cigana primou por ser uma comunidade que procurou sobreviver pelos seus próprios meios, através duma economia familiar ligada ao comércio nas feiras ou do trabalho agrícola sazonal.

Continuar...

Mais artigos...