Destaque

UM SOS DE FERNANDO MOITAL DE ÉVORA SOBRE OS SEUS AMIGOS CIGANOS NÓMADAS COMPULSIVOS

UM SOS DE FERNANDO MOITAL DE ÉVORA SOBRE OS SEUS AMIGOS CIGANOS NÓMADAS COMPULSIVOS

 

Fernando MOITAL (7 de junho)

Bom dia!

O assunto deste e-mail não é "fofinho". A vida destas pessoas também não.

Há dias tirei esta fotografia em Évora. E lembrei-me de a legendar desta forma:

 

Imaginam-se mulheres, com 5, 6, 7 ou mais filhos, a viver em lonas, ao calor, à chuva e ao frio, a procurar comida, a cuidar dos filhos, a ir a reuniões do RSI e conexas, a levar e ir buscar os filhos à escola, ir a consultas, tratar de papeladas sem saber ler e, sem águacuidar desta roupa toda???

 

No final do dia tinham a vossa vida direitinha e arrumadinha?

Continuar...

DIA MUNDIAL DA DIVERSIDADE CULTURAL PARA O DIÁLOGO E DESENVOLVIMENTO

DIA MUNDIAL DA DIVERSIDADE CULTURAL PARA O DIÁLOGO E DESENVOLVIMENTO

Em 20 de maio, o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) organizou uma Celebração do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento dedicando-a ao tema Importância da Mediação na Relação com o Outro… . O evento que teve lugar no Auditório do Hotel Neya em Lisboa, contou com a participação do Conselho de Administração do CHULC, do ACM (Alto Comissariado para as Migrações), da Comissão da Diversidade e  Inclusão  e do Gabinete de Comunicação e Imagem do CHLUC, entre outras entidades e de Bruno Oliveira (BO) cuja função de mediador intercultural  do CHULC – Gabinete de Segurança e Comissão da Diversidade e Inclusão do CHLUC foi formalizada pelo Conselho de Administração do CHLUC e comunicada durante a mesma Celebração, sendo o seu objetivo funcional responder às necessidades da comunidade de etnia cigana que acede ao CHLUC.

 

Continuar...

ASSOCIATIVISMO CIGANO

ASSOCIATIVISMO CIGANO

Em 25 de março a AMUCIP (Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas), para cuja génese a ONPC contribuiu, passou a ter uma nova sede na Arrentela, Seixal. A inauguração foi presidida pelo Presidente da Câmara do Seixal, Eng. Joaquim Santos, tendo usado da palavra a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Drª Rosa Monteiro e a Presidente da AMUCIP, Sónia Matos. A ONPC participou.

 

Continuar...

DIA INTERNACIONAL DOS ROMA – CIGANOS

DIA INTERNACIONAL DOS ROMA – CIGANOS

 

No dia 8 de abril, a Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Sara Guerreiro, participou na cerimónia que assinala o Dia Internacional das Pessoas Ciganas, em Torres Vedras. A iniciativa, promovida pelo Município de Torres Vedras, em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), contou com a intervenção da Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, e da Vice-Presidente da Câmara Municipal Torres Vedras, Ana Umbelino.

Na cerimónia foram assinados os protocolos entre o ACM e seis Associações, no âmbito da 5.ª edição do Programa de Apoio ao Associativismo Cigano (PAAC) que este ano irá apoiar financeiramente 11 projetos.

 

Continuar...

O SENHOR CHAMOU A SI O P. ALBERTO DA FONTOURA

O SENHOR CHAMOU A SI O P. ALBERTO DA FONTOURA

No dia da Imaculada Conceição, o Senhor veio chamar a si o P. Alberto da Foutora Aguieiras, da Diocese de Vila Real. O P. Alberto foi o responsável pelo Secretariado Diocesano da Pastoral dos Ciganos de Vila Real, além de ter sido professor de Religião e Moral e pároco em diversas paróquias.

(notícia da Ecclesia de 9/12/21)

Mais artigos...