Ciganos são Notícia

Rádio Campanário – internet (21 abr)

Rádio Campanário – internet (21 abr)

Tiago Pereira estreia filme sobre a música invisível dos ciganos portugueses

A música feita pela comunidade cigana portuguesa é o foco de um filme, a exibir no sábado em Lisboa, que mostra que há um cantar livre, espontâneo e à margem, disse à Lusa o realizador, Tiago Pereira.

A música invisível que se estreia no sábado no Festival Política, no Cinema São Jorge, é um filme de montagem a partir dos mais de 250 vídeos que Tiago Pereira gravou em todo o país, entre 2019 e 2021, com a comunidade cigana portuguesa, e que deu origem ao projeto A Música Cigana A Gostar Dela Própria.

 

Continuar...

Nascer do SOL (9 abr)

Nascer do SOL (9 abr)

PR pede reconhecimento dos ciganos

“O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinalou na sexta-feira (8 de abril) o Dia Internacional das Comunidades Ciganas apelando à ‘necessidade urgente’ de reconhecimento do lugar daquela comunidade na sociedade e à mitigação da ‘pobreza, exclusão e preconceito´ que a atingem.

 

Continuar...

UNION ROMANI - Union del Pueblo Romani (15 mar)

UNION ROMANI - Union del Pueblo Romani (15 mar)

Refugiados ciganos que fogem da Ucrânia são maltratados

“Homens e mulheres ciganos são agredidos fisicamente nos controles fronteiriços e nos procedimentos para os refugiados. Uma mulher cigana que chegou à Moldávia disse que ela e a sua família passaram quatro dias à espera na fronteira sem comida nem água e que depois de encontrarem um abrigo, foram expulsos pelos próprios guardas ucranianos.”

Ao chegar às fronteiras dos estados vizinhos, os ciganos encontram uma discriminação “brutal” em ambos os lados das fronteiras do país. Diversos grupos de defesa dos direitos humanos estão a fazer apelos veementes.

 

Continuar...

Newsletter da Union Romani - Barcelona (23 jan)

Newsletter da Union Romani - Barcelona (23 jan)

Censo eslovaco: mais de 156.000 pessoas declararam ser de nacionalidade cigana, e mais de 100.000 declararam ter o Romani como língua materna

A Eslováquia e a República Checa separaram-se em 1993. A Eslováquia tornou-se membro da União Europeia em 2004 e tem 5,5 milhões de habitantes, 500.000 dos quais são ciganos; destes, 7.000 vivem no distrito de Lunik IX, na cidade eslovaca de Kosice, considerado um verdadeiro gueto na Europa e que ficaram sem ver o Papa Francisco quando em setembro do ano passado Francisco os foi visitar. As autoridades só permitiram que um pequeno grupo de ciganos fosse colocado na primeira fila em frente ao pontífice, tendo os restantes sido obrigados a permanecer em suas casas.

Continuar...

Ecclesia (13 jan)

Ecclesia (13 jan)

Portugal: Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos alerta para «abismo» dos «sem-abrigo»

Francisco Monteiro denuncia problema do acesso à habitação nesta comunidade

A Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos (ONPC), organismo da Conferência Episcopal Portuguesa, alertou para o “abismo” que está na “miséria absoluta” dos sem-abrigo desta comunidade, exemplificando com “nómadas compulsivos”  em Évora a quem é negado o acesso à habitação.

“Apesar de terem todos os seus laços sociais institucionais – escolas, saúde, segurança social – em Évora, donde são naturais, é-lhes negado por este município o direito e inscrever-se na lista de futuros potenciais candidatos a uma habitação condigna, porque ‘não são de cá’” afirma Francisco Monteiro (FM), diretor-executivo da ONPC, no editorial do jornal ‘A CARAVANA’.

 

Continuar...

Mais artigos...