Ciganos são Notícia

Canção Nova (6 jul)

Canção Nova (6 jul)

Francisco Monteiro deu uma entrevista ao programa “Manhã Viva” sobre a ONPC, a pastoral dos ciganos em Portugal e noutros países, os Beatos Zeferino e Emília, o Servo de Deus Juan Ramón e a Igreja, a discriminação e a pobreza.

Ecclesia (24 jun)

Ecclesia (24 jun)

Portugal: Igreja Católica tem sido «voz de todos os problemas» da comunidade cigana

Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos é um dos exemplos dessa presença e acompanhamento

O diretor-executivo da Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos (ONPC), no Dia Nacional das Comunidades Ciganas, disse que “os problemas dos ciganos são mais do que muitos”, considerando que têm de ser “os protagonistas” da mudança e porta-vozes da sua própria evolução, a solução dos seus problemas. No Dia Nacional das Comunidades Ciganas, Francisco Monteiro (FM) acrescentou que” têm sido feitos alguns progressos”.

Em declarações à Agência Ecclesia, FM disse que a Igreja parte do princípio de que estar com as pessoas e os ciganos “têm problemas enormes de exclusão, de anticiganismo e discriminação”. “Eles têm de organizar-se, evoluir em muitos aspetos, e isso é um trabalho lento, estamos diariamente com eles, ajudando, dando ideias, tentando resolver os problemas que podemos, insistindo com o Governo. São cidadãos portugueses há mais de um século, e a Igreja tem que estar presente, tem que estar a ajudá-los”.

A “luta política e social é enormíssima” e na Igreja é fundamental que se tenham “as ideias arrumadas”, quando o tema são as minorias saibam do que estão a falar e ter a “coragem de falar dos ciganos”.

 

Continuar...

Voz da Verdade (23 mai)

Voz da Verdade (23 mai)

O Congresso Diocesano da Pastoral Sócio-Caritativa, que decorreu a 15 de maio, no Centro Pastoral de Torres Vedras, assinalou o culminar de dois anos pastorais que tiveram como tema ‘Sair com Cristo ao encontro de todas as periferias’ (CSL 53). Numa intervenção que teve como tema ‘As periferias como lugar privilegiado da presença da Igreja’, o Cardeal-Patriarca pediu às “famílias” e às “comunidades cristãs” uma “simbiose total entre a palava ouvida, a oração filial e fraterna e a caridade realizada”.

 

Continuar...

Ecclesia (15 mai)

Ecclesia (15 mai)

Igreja: «Têm-se aberto caminhos, mas há autoestradas a percorrer» – Congresso partilhou experiências de pastoral social

Congresso Diocesano Pastoral Sócio-Caritativa partilhou relatos de diferentes áreas: pessoas com deficiência, pastoral dos ciganos, pastoral penitenciária e ajuda aos migrantes e refugiados

Manuela Mendonça, do departamento da Pastoral dos Ciganos do Patriarcado de Lisboa, afirmou que, com este trabalho que começou nos anos 70, “tem-se aberto um caminho mas há uma autoestrada que é preciso percorrer”.

 

Continuar...

Jornal da Nossa Terra (15 mar)

Jornal da Nossa Terra (15 mar)

Edição dedicada aos ciganos de Moura – continuação do nº 100.

 

O JNT conta histórias de ciganos de localidades do Concelho de Moura:

Natanaela Reis (“a menina-mulher”) do Sobral da Adiça que afirma: “sabe, a ADCMoura* é a minha segunda mãe.”.

José Emídio (“o ambulante”), também do Sobral, cujo modo de vida de vendedor ambulante não resistiu à crise económica, à burocracia, às taxas, à ASAE e à consequente extinção de feiras.

 

Continuar...

Mais artigos...