Ciganos são Notícia

Canção Nova

Canção Nova

Em 11 de outubro a Canção Nova transmitiu uma entrevista com Francisco Monteiro sobre a pastoral dos ciganos e a situação dos ciganos em Portugal.

tv.cancaonova.pt

https://www.youtube.com/watch?v=ITMxoB_f-V8&ab_channel=Can%C3%A7%C3%A3oNovaPortugal

Público (28 set)

Público (28 set)

Estratégia de habitação de Beja esquece bairro cigano

Um dos mais graves problemas habitacionais do Alentejo foi omitido por todas as forças políticas

“A promoção de soluções de habitação para os cerca de 800 ciganos que vivem em ‘condições habitacionais indignas’, no Bairro das Pedreiras, em Beja, como se preconiza na Estratégia Local de Habitação (ELH), não mereceu qualquer acolhimento por parte de todos os autarcas com assento na Câmara e Assembleia Municipal de Beja (AMB) - PS, CDU, PSD e BE.

 

Continuar...

Voz da Verdade (19 set)

Voz da Verdade (19 set)

Na rubrica habitual de Aura Miguel, “Roma”, dá-se relevo ao encontro do Papa Francisco com a comunidade cigana da Eslováquia, no Bairro Luník IX em Kosice, na tarde de 14 set.

Sol (18 set)

Sol (18 set)

Visita Papal sem papas na língua

O Papa Francisco, que realizou uma visita oficial na Europa, apelou à integração da comunidade cigana na Eslováquia e à abertura aos imigrantes.

“Integração” e combater “preconceitos e juízos duros, estereótipos discriminadores, palavras e gestos discriminatórios”, foram estas as ideias-chave que resultaram da visita do Papa Francisco ao bairro de Luník XI, em Kosice, um dos maiores e mais pobres da comunidade cigana na Eslováquia.

 

Continuar...

Ecclesia – internet (15 set)

Ecclesia – internet (15 set)

Ciganos: Visita do Papa a comunidade eslovaca tem grande significado «simbólico» – Francisco Monteiro

Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos alerta para «guetos horríveis em Beja» e assume necessidade de lutar «contra o populismo e o anticiganismo»

Francisco Monteiro (FM), diretor-executivo da Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos (ONPC), da Igreja em Portugal, considera que a visita do Papa Francisco a uma comunidade cigana, durante a viagem à Eslováquia “foi uma afirmação de que a Igreja é para todas as pessoas”. “A visita teve uma grande importância porque na Eslováquia a comunidade cigana é uma das maiores da Europa de Leste: 400 mil pessoas, 8% da população da Eslováquia é cigana, sendo a maior ou uma das maiores minorias e que tem problemas enormes de pobreza, de miséria”.

 

Continuar...

Mais artigos...