A REDE ERGO PROMOVE PROJETO DE CAPACITAÇÃO DE CIGANOS UCRANIANOS REFUGIADOS

Entre os projetos no domínio da capacitação que a Rede ERGO (European Roma Grassroots Organizations Network – Rede de Organizações Ciganas Europeias de Base)  promoveu  está o apoio à integração dos refugiados  ucranianos ciganos na sociedade em quatro países: Polónia, Hungria, Roménia e Rep. Checa, focando as dificuldades específicas destas populações e facilitando a sua inclusão e participação nas comunidades de acolhimento. O projeto é financiado pela UE através do EPIM (Programa Europeu para a Integração e a Migração) o qual é uma iniciativa de colaboração da NEF (Rede de Fundações Europeias).

“A Rede ERGO reúne cerca de 30 organizações ciganas e de apoio aos ciganos de 22 países europeus: Áustria, Bélgica, Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Rep. Checa, França, Alemanha, Hungria, Irlanda, Itália, Kosovo, Lituânia, Holanda, Macedónia do Norte, Polónia, Roménia, Sérvia, Eslováquia, Espanha, Turquia, Reino Unido e Ucrânia. Através dos seus membros, a Rede ERGO está fortemente ligada a organizações comunitárias, responsáveis e delegações de jovens ciganos que conhecem as dinâmicas e contextos locais e podem criar pressão de baixo para cima nas administrações para que desenvolvam ações positivas no sentido de combater o anticiganismo e encarar a exclusão dos ciganos. Como tal, a ERGO está numa posição única para estabelecer pontes entre o nível de base e o nível europeu. Na sua qualidade de uma plataforma de bases, as atividades da Rede ERGO refletem preocupações comuns, prioridades, objetivos e perspetivas dos seus membros que participam em campanhas e em projetos comuns, partilham informação a partir do terreno, mantêm-se informados, apoiam-se uns aos outros no seu trabalho de defesa comum, aprendem uns com os outros e inspiram-se mutuamente.”

“Fundados na filosofia da cidadania ativa, da responsabilidade partilhada e da capacitação das bases, os membros da Rede ERGO têm o objetivo de convencer os decisores de políticas de que a mudança positiva no que se refere aos ciganos é possível quando o anticiganismo é reconhecido e enfrentado como a origem da desigualdade e da exclusão e quando os ciganos puderem participar na vida civil como intervenientes em plano de igualdade com os restantes.”

“Para conseguir o que precede, estabelecemos a ponte entre as realidades de base e o processo de estabelecimento de políticas” que permitam aos ciganos “conseguir a igualdade e a participação social e política em todas as esferas da vida em todas as sociedades europeias. Por forma a poderem viver uma vida decente livre de antiganismo, de pobreza e de exclusão social.”

Entre as missões da Rede ERGO está a conseguir que os governos nacionais e as instituições Europeias se “comprometam com políticas efetivas para a inclusão social e para a antidiscriminação.”

“A Rede ERGO defende a adesão aos valores democráticos da diversidade, solidariedade, interdependência, diálogo, igualdade, justiça e inclusão. Damos ênfase à realização da igualdade de direitos, incluindo o direito à dignidade e à oportunidade de definir a sua própria identidade.”

ROMA ACTIVE ALBANIA

ROMANO CENTRO, AUSTRIA

CENTRE DE MÉDIATION DES GENS DU VOYAGE ET DES ROMS EN WALLONIE, BELGIUM

FAGIC, SPAIN

The Federación de Asociaciones Gitanas de Cataluña – FAGiC (Federation of Roma Associations in Catalonia) was created in 1991, nowadays it gathers 96 Roma associations from all over Catalonia. FAGiC is the most representative Roma organisation in the region, which purpose is to defend and promote the rights and culture of the Roma people in Catalonia.