Nevi Yag (Fogo Novo em romani): o nº 40 desta pequena revista do CCIT lembra que o fundador do CCIT Yoska faleceu há 15 anos; tem um interessante relato do Secretário do CCIT Léon Tambour sobre “Os Roma muçulmanos e Maria” entre outros relatos e notícias.

CIGANOS NA EUROPA
Nevi Yag (Fogo Novo em romani): o nº 40 desta pequena revista do CCIT lembra que o fundador do CCIT Yoska faleceu há 15 anos; tem um interessante relato do Secretário do CCIT Léon Tambour sobre “Os Roma muçulmanos e Maria” entre outros relatos e notícias e alude ao nº 40 dA CARAVANA.
Diálogo Gitano de Jan.-Março de 2007, jornal da Pastoral Cigana da Conferência Episcopal Espanhola inicia este nº com um artigo de Sérgio Rodríguez intitulado “Como começaram as missas ciganas?” Conta a história de um padre jesuíta Pedro que andava nos campos da Andaluzia na vindima com os ciganos, afastou-se para celebrar Missa debaixo de uma oliveira e logo os seus companheiros de trabalho se aproximaram e com cânticos ciganos, lágrimas e orações pelos defuntos transformaram aquela Missa na primeira Missa cigana.
ERRC (European Roma Rights Centre de Budapeste, Hungria):
• 17 Jan O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos invocou o artº 14 da
Convenção Europeia dos Direitos Humanos, que proíbe a discriminação, ao apreciar o caso de segregação de crianças ciganas na República Checa há 8 anos, sendo este um dos casos mais importantes relativos a ciganos apreciados pelo Tribunal.
• 15 Dez O Comité da ONU para os Direitos Económicos, Sociais e Culturais
apreciou o cumprimento pela Macedónia do respectivo Pacto Internacional e concluiu que existe discriminação generalizada contra os ciganos no acesso ao emprego, na segurança social, saúde, educação e cidadania.
• 12 Dez O ERRC publicou um relatório sobre A Inércia da Mudança nos
Direitos Humanos dos Ciganos na Ucrânia, estudo feito desde 2003 com apoio da Comissão Europeia e da Agência Sueca de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional (SIDA) e que revela a violência exercida contra os ciganos em diversas áreas da sociedade na Ucrânia.
• 6 Nov O ERRC e a Amnistia Internacional Eslovena alertaram o Governo para
a expulsão forçada de ciganos numa aldeia da Eslovénia em que as autoridades locais cederam às manifestações de grupos não ciganos.
• 31 Out O ERRC e o Comité Romeno de Helsínquia escreveram ao Primeiro
Ministro Romeno a pedir-lhe para evitar a expulsão forçada de ciganos pela Câmara de Tulcea, Roménia.
• 12 Out O ERRC escreveu às autoridades de Samara, Rússia contra uma
campanha policial contra os ciganos desta região.
• 4 Out O ERRC publicou o seu Relatório sobre os Cuidados de Saúde dos
Ciganos na Europa em que são descritas exclusões de ciganos dos cuidados de saúde e prestação dos mesmos de qualidade inferior. Este relatório pode ser consultado em www.errc.org/cikk.php?cikk=2632
• 3 Out Publica-se a intervenção de Ostalinda Maya Ovalle sobre os Direitos das
Mulheres Ciganas na Reunião para a Implementação da Dimensão Humana da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa) em Varsóvia. Os progressos nos direitos humanos dos ciganos são condicionados pelos dos direitos das mulheres ciganas. As denúncias das mulheres ciganas de abusos sistemáticos em domínios tais como os da esterilização forçada, violência doméstica, casamento de crianças, tráfico de seres humanos e discriminação são correspondidas por pouco apoio das ONG’s, silêncio das autoridades e pressões da família e da comunidade para que as mulheres se submetam às agressões.
• 3 Out Por ocasião da presidência russa do Comité de Ministros do Conselho da
Europa, o ERRC manifestou a continuação da sua preocupação com a situação dos direitos humanos dos ciganos na Federação Russa. As autoridades russas lançaram algumas investigações sobre factos denunciados pelo ERRC, mas ao longo de 2006 novos casos surgiram de destruição de casas de ciganos e de outros casos de violência e discriminação.