Nota do Presidente da CEVM para o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes
DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO
PELA SANTIFICAÇÃO DOS SACERDOTES
11 de junho de 2021
A iniciativa do Papa São João Paulo II, em março de 1995, de instituir um Dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, coincidindo com a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, tem merecido uma adesão crescente na vida da Igreja. Na altura pretendia-se ajudar os sacerdotes a «conformarem-se cada vez mais com o coração do Bom Pastor». Passadas mais de duas décadas, este propósito parece ter ainda maior atualidade, tendo em conta o facto de que as referências públicas ao clero são, muitas vezes, negativas.
A celebração anual deste dia tem contribuído para uma maior consciência da importância desta intenção e tem ajudado a reforçar a oração pelos sacerdotes. Uma oração em que o povo cristão pode expressar a sua gratidão pela entrega da vida dos sacerdotes ao seu serviço e pode também perceber melhor as dificuldades e fragilidades que, tantas vezes, eles experimentam.
Em nome da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios convido os cristãos a terem, neste dia, um tempo de oração pessoal ou comunitária pelos sacerdotes. Tendo presente o exemplo do Papa Francisco, que repetidamente pede que rezem por ele, apelo a que os fiéis rezem mais pelos seus pastores. Além da súplica incluída no cânone da Eucaristia, neste dia especial cada cristão e comunidade são convidados a rezar mais intensamente pelos sacerdotes. Num dia solene em que contemplamos o Sagrado Coração de Jesus, peçamos que Ele derrame a sua misericórdia sobre todos os sacerdotes para que sejam mais santos e dignos da sua vocação sagrada.
Este dia de Oração sirva para que cresça na Igreja o compromisso de rezar pela santificação do clero. Rezar foi algo que Jesus nos ensinou e recomendou; rezar é algo que corresponde à nossa responsabilidade e encargo. Continuemos a suplicar ao Senhor para que abençoe e proteja aqueles que chamou, ungiu e enviou em seu nome. A santificação dos sacerdotes servirá de sinal e estímulo à santificação de todos os crentes.
+ António Augusto de Oliveira Azevedo
Presidente da Comissão Episcopal
Vocações e Ministérios