Algarve: Encontro interdiocesano foi «escola de fraternidade» e reforçou «sentido da missão partilhada» entre docentes

Foto: Samuel Mendonça

29 docentes, das dioceses do sul de Portugal, marcaram presença na iniciativa inédita, num encontro marcado pela convivência, descoberta da cultura do território e reforço da missão comum.

O Algarve acolheu, no passado sábado, um encontro de professores de EMRC das dioceses do Sul, integrado na Semana Nacional da EMRC.

Ao EDUCRIS Adriano Batista, professor de EMRC e um dos organizadores da iniciativa, destacou que o encontro vai muito além da formação, sublinhando sobretudo a dimensão humana e fraterna entre os participantes.

“Estes encontros são uma escola de fraternidade entre os professores de EMRC e um estímulo para a nossa missão no dia a dia”, afirmou.

Lembrando que na missão docente “existe a tentação de se isolar e viver em autênticas ilhas”, o professor fez um balanço positivo da iniciativa que procurou “fortalecer ligações entre docentes e dioceses” e promover “uma cultura de encontro e cooperação”.

“Percebemos que não somos ilhas e que devemos fomentar ligações com outras escolas e dioceses, construindo fraternidade entre professores de EMRC”, referiu.

Adriano Batista destacou que a formação é importante, mas insuficiente sem o encontro humano.

“A formação é fundamental, mas é importante estarmos uns com os outros naquilo que é a humanidade que partilhamos, as dificuldades, alegrias e angústias da missão”, acrescentou.

O programa do encontro incluiu a descoberta do património cultural e religioso do Algarve, com visitas ao mercado de Loulé e ao artesanato local, bem como à capela da Senhora da Conceição e ao Santuário da Mãe Soberana com uma autêntica visita guiada a cargo do cónego Carlos Aquino, da Diocese do Algarve.

Os docentes tiveram ainda oportunidade de conhecer a Quinta da Tôr, contactando com a realidade vitivinícola e social da região.

A experiência integrou também um passeio de barco pela Ria Formosa, em ligação com a reflexão que a disciplina desenvolve com a questão da ecologia integral.

O encontro contou ainda com um momento de celebração na capela de São José, presidida pelo padre Pedro Manuel, assistente do Secretariado da Pastoral Escolar (SDPE) da Diocese do Algarve, onde foi sublinhada a importância de educar para a esperança e de ajudar os alunos a “sonhar com um mundo fraterno e em paz”.

“Sendo são José olhado como homem dos sonhos, esta foi uma boa ocasião para nos sentirmos amparados, não só para colocar em prática os nossos sonhos, mas desafiados a ser zeladores dos sonhos dos nossos alunos. Que a nossa missão seja fazer os nossos alunos sonhar, com um mundo fraterno e em paz”, completou.

O próximo encontro interdiocesano de professores de EMRC das dioceses do centro e sul do país terá lugar em Setúbal, em data a anunciar.

Fotografia: Samuel Mendonça| Folha do Domingo

Educris|19.05.2026

Scroll to Top