Fátima: “Ser catequista é ser servo para que o Senhor tenha o protagonismo”

Na manhã do segundo dia das Jornadas Nacionais de Catequistas (JNC) os agentes de pastoral iniciaram o seu dia com a celebração da eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima.

Na sua homilia D. manuel Pelino Domingues, bispo de Santarém e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) convidou os catequistas a “reconhecerem-se como servos” evitando “a sede de protagonismo e deixando transparecer, através de si, o Mestre que é o verdadeiro protagonista do caminho da fé”.

Tomando, para meditação, o evangelho proposto pela liturgia do dia que apresenta uma parábola de Jesus sobre os lugares dos convivas no banquete o presidente da CEECDF apresentou Jesus como o “educador da sabedoria”:

“Jesus mostra-nos, através desta parábola, ser um verdadeiro educador da sabedoria. Ele mostra a importância de servir os outros e não buscar para si um lugar importante. Para isso aproveita a oportunidade dada pela refeição e o desejo de protagonismo dos convivas que procuram o lugar de destaque”.

Para o bispo de Santarém “a sede de protagonismo parece hoje vir desde a infância” e já antigamente viamos “o mesmo nos apóstolos de Jesus que com ele viviam mas que discutiam entre si sobre quem era o maior”:

“Esta tentação está presente hoje em todos nós. Sejamos bispos, padres ou catequistas. Em vez de percebermos a força da Palavra e sermos servidores dela tomamo-la para procurar protagonismo e relevo. Por isso o conselho de Jesus é para nós”, apontou.

D. Manuel Pelino Domingues fez referência às respostas dos catequistas no documento «a catequese: A alegria do Encontro com Jesus Cristo» que apontam a necessidade dos agentes de pastoral darem “espaço ao silêncio, ao tempo de oração para que a Palavra possa, através da ação do Espírito Santo, realizar a sua ação”.

Para o prelado é urgente “sairmos de nós, estar mais atentos aos outros e acolhe-los aproximando-nos deles” pois o acolhimento é “sinal de que estamos atentos à Palavra”.

Ser Catequista: Por-se no caminho da fé com o outro

O presidente da CEECDF destacou uma marca do “perfil do operário do evangelho”:

“O catequista, enquanto operário do evangelho, deve acompanhar aqueles para os quais foi enviado na consciência de que a fé é um caminho e ser cristão é fazer caminho e crescer na adesão a Jesus”.

O bispo de Santarém recordou São Paulo que lembrava aos crentes que ‘ os judeus procuram milagres, os gregos buscam a sabedoria, mas o crente tem para apresentar Jesus crucificado”. 

“É Jesus que tem força para nos fazer progredir no caminho da santidade ena alegria da fé”, afirmou.

Ouça toda a homilia de D. Manuel Pelino Domingues.

Recursos:

JNC2016: Homilia de D. Manuel Pelino Domingues:
Áudio: Homilia da eucaristia das Jornadas Nacionais de Catequistas 2016


var num = “2”;
var audio = “homilia-1_161029122804.mp3”;
var cr_path_audios = “/v3/centrorecursos/documentos/audios/”;
var flashvars = {
“file”: “” + cr_path_audios + audio,
“image”: “documentos/imgs/img_8351_161029122804.jpg”,
//”playlistfile”: “/v3/playlist_recurso.php?a=2187”,
“controlbar”: “bottom”,
“autostart”: “false”,
//”playlist”: “bottom”,
//”playlistsize”: “200”,
“skin”: “/v3/swfs/modieus.zip”
};

var params = {
“allowfullscreen”: “true”,
“allowscriptaccess”: “always”,
“wmode”: “opaque”
};

var attributes = {
“id”: “audioplayer”+num,
“name”: “audioplayer”+num,
“class”: “ecraaudio”
};

//swfobject.embedSWF(“/v3/swfs/player.swf”, “audioplayer”+num, “560”, “131”, “9”, “/v3/swfs/expressInstall.swf”, flashvars, params, attributes);
swfobject.embedSWF(“/v3/swfs/player.swf”, “audioplayer”+num, “560”, “30”, “9”, “/v3/swfs/expressInstall.swf”, flashvars, params, attributes);

$(“.toggle_container”).hide();
*/ ?>

Scroll to Top