
Portugal será uma das maiores delegações internacionais no Jubileu dos Jovens, com 11.527 participantes
A juventude portuguesa prepara-se para marcar presença no Jubileu dos Jovens 2025, que terá lugar em Roma entre os dias 28 de julho e 3 de agosto. Com um total de 11.527 jovens inscritos, o que torna Portugal como uma das maiores delegações internacionais no evento convocado pelo Papa Francisco no encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.
“Este número expressivo de jovens é sinal de uma juventude que continua a acreditar, a caminhar e a responder com generosidade aos apelos do Papa. Vamos a Roma com fé no coração e esperança nos passos”, sublinha Pedro Carvalho, diretor nacional do Secretariado Nacional da Pastoral Juvenil.
O Jubileu dos Jovens vai reunir meio milhão de participantes, vindos de 146 países do mundo com clara prevalência da Europa.
O convite do Santo Padre, feito no Parque Tejo, apelava ao reencontro dos jovens em Roma como um tempo de renovação espiritual, reconciliação e esperança.
“A resposta portuguesa traduziu-se num amplo movimento de mobilização nacional”, lê-se no comunicado do SNPJ.
O programa da delegação portuguesa integra diversos momentos significativos. No dia 30 de julho, a Basílica de São Paulo Extramuros acolherá o Encontro dos Peregrinos Portugueses, com a celebração de duas Eucaristias e a passagem pela Porta Santa, numa celebração de comunhão e unidade que contará com a presença de sete bispos portugueses. No mesmo dia, os jovens poderão ainda participar nas iniciativas promovidas nas igrejas dos cardeais portugueses, que incluem tempos de oração, concertos-oração e uma exposição fotográfica concebida especialmente para o Jubileu, proporcionando uma experiência imersiva de espiritualidade, cultura e beleza.
Entre os dias 28 de julho e 3 de agosto, a aplicação oficial de oração do Papa, Click To Pray, divulgará diariamente três orações dedicadas ao Jubileu, redigidas por sete jovens portugueses de diferentes regiões do país, traduzidas em diversas línguas, como espanhol, francês, inglês, alemão, italiano, chinês e coreano. No sábado, 2 de agosto, um jovem português será chamado a partilhar publicamente o seu testemunho de fé e oração, perante milhares de jovens de todo o mundo, durante a tarde que antecede a Vigília em Tor Vergata.
Ainda antes da partida para Roma, todos os jovens foram convidados a realizar um gesto missionário nas suas comunidades locais, numa ligação simbólica entre quem parte e quem fica reforçada pela entrega de uma pulseira da peregrinação. A dimensão ecológica também não foi esquecida: através do projeto “Give Back – Ecologia Integral e Jubileu 2025”, será promovida a plantação de 25.025 árvores, dando continuidade ao compromisso ambiental iniciado na JMJ Lisboa 2023. A primeira árvore já foi plantada no Parque Papa Francisco, em Loures.
“Este Jubileu não é apenas um encontro internacional, é um compromisso concreto com a fé, com os outros e com o futuro do planeta. Queremos jovens com visão, responsabilidade e coração disponível”, reforça Pedro Carvalho.
Sob o lema “A esperança em cada passo”, a comitiva portuguesa pretende que o Jubileu dos Jovens 2025 seja uma oportunidade de renovação interior, compromisso social e reencontro com a universalidade da Igreja.
Imagem: JMJ Lisboa 2023/Arlindo Homem
Educris|24.07.2025


