
O Papa Francisco enviou, nesta quinta-feira, dia 6 de julho, uma videomensagem aos jovens reunidos em Jerusalém para o III Congresso organizado pelas Scholas Occurrentes. Na mensagem o Papa convida os cerca de 75 estudantes de Israel e da Palestina a valorizar “a diversidade das culturas” e a usarem a educação “para sonhar e buscar sentido para a vida”.
“Podemos unir-nos às pessoas valorizando a diversidade de culturas para alcançar, não a uniformidade, mas a harmonia, que tanto necessita este mundo atomizado!”, afirmou o Pontifice na mensagem.
Francisco convidou os mais novos a perseverarem no caminho “da abertura ao outro” pois, apenas deste modo, “encontreis um sentido, o sentido do encontro, o sentido da vida”, sustentou.
O Papa defendeu que apenas com a Educação é possivel “abrirmo-nos ao desconhecido” e sermos “levados a um lugar livre de juizos prévios que nos bloqueiam”:
“Este lugar [o da educação] permite-nos sonhar e procurar trilhar novos caminhos. Desde esse ponto, nós os adultos, não podemos tirar às nossas crianças e jovens a capacidade de sonhar, nem de brincar, que de certa forma é um modo de sonhar acordado. Se não permitimos que os nossos mais novos brinquem tal acontece porque nós mesmos não sabemos brincar e se não o sabemos fazer não entendemos a gratuidade sem a qual não existe criatividade”, disse o Papa.
A mensagem do Papa Francisco encerrou o III Congresso, realizado na Universidade de Jerusalém com o tema “Entre a Universidade e a Escolaq, contruindo a paz através da cultura do encontro”.
O Papa argentino convidou os jovens “de Israel, da Palestina e todos os que vieram de outros lugares do mundo”, a “sonhar, a buscar o sentido, a criar, a agradecer a festejar, a colocar a mente, as mãos e o coração em ação para tornar reaidade a cultura do encontro”.
A Fundação Scholas Occurrentes é uma organização internacional de direito pontificio criada pelo Papa Francisco em 2013. Com presença ativa em 190 países do mundo procura 2promover a integração social e cultural através da educação”. COnta, atualmente, com mais de 446.000 escolas e centros educativos.
Educris|06.07.2017




