A Igreja dos Terceiros acolheu, no passado dia 24 de fevereiro, uma noite de partilha dedicada à experiência vivida por jovens da diocese na comunidade ecuménica de Comunidade de Taizé, em França.
A iniciativa decorreu no âmbito da habitual Oração de Taizé e contou com o testemunho de estudantes da Escola Secundária Emídio Navarro, da Escola Secundária Viriato e
de jovens da Paróquia do Viso, que participaram recentemente numa peregrinação àquela comunidade.
Durante a sessão, os jovens partilharam com a comunidade a experiência vivida ao longo de uma semana, entre 14 e 22 de fevereiro, marcada pela oração, pelo silêncio, pela fraternidade e pela convivência com milhares de jovens de diferentes países.
Nos testemunhos apresentados, foi destacada a importância de criar espaços de encontro e interioridade na vida dos jovens. Nas reflexões partilhadas, ficou patente que “necessitam, cada vez mais, na sociedade de hoje, de espaços e de tempo para se encontrarem com eles próprios, com os outros e, sobretudo, para se encontrarem com Deus”.
Ao longo da noite foram recordados alguns dos momentos mais significativos da estadia em Taizé, como os momentos de oração comum, os cânticos meditativos característicos da comunidade e a vivência de uma fé simples e profunda.
Os estudantes que partilharam o seu testemunho integraram um grupo mais alargado de cerca de 600 alunos da Diocese de Viseu, acompanhados por cerca de 50 docentes, que participaram nesta experiência no âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).
A viagem contou com a participação de alunos de escolas secundárias de vários concelhos da diocese, incluindo Viseu, Oliveira de Frades, Vouzela, Sátão, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Mangualde, Fornos de Algodres e Tondela.
O professor Abel Dias destacou o impacto da experiência vivida pelos participantes. “
“Foi uma semana que nos marcou muito, sobretudo porque a comunidade nos propôs uma pergunta que ecoou durante toda a semana: ‘O que procurais?’”.
Segundo o responsável pelo Secretariado Diocesano da Educação Cristã de Viseu, essa interrogação acompanhou os jovens ao longo de toda a semana e foi sendo aprofundada “através da oração, do convívio e do trabalho”, ajudando cada participante a refletir sobre os seus desejos e aspirações mais profundas.
Para Abel Dias, a experiência vivida em Taizé revelou-se “bastante edificante”, especialmente por ter acontecido no início da Quaresma.
“Permitiu-nos voltar-nos para Deus, para os outros e para nós próprios, procurando descobrir as razões da nossa vida e encontrar um verdadeiro sentido para a existência”, sublinhou.
O docente destacou ainda que a participação nesta peregrinação, promovida anualmente no âmbito da disciplina de EMRC, tem-se revelado “uma experiência de grande valor humano e espiritual”, razão pela qual a iniciativa deverá continuar a ser promovida nos próximos anos.
Educris|09.03.2026


