Associação dos
Centros de Preparação para o Matrimónio 
DIOCESE DE LISBOA

Natureza e objectivos

Orientações da Igreja

Natureza e objectivos

«A Associação Portuguesa dos Centros de Preparação para o Matrimónio é uma associação de fiéis ( ... ) que tem por objectivo dedicar-se à preparação dos noivos para o Matrimónio.» (Estatutos, artº 1, nº 1)

«O CPM tem como finalidade principal a promoção de sessões de preparação de noivos para o Matrimónio, através de uma pedagogia e metodologia próprias, baseadas na revisão de vida e no testemunho vivencial de casais católicos, assistidos por sacerdotes, e apoiadas na reflexão e diálogo conjugais.» (Estatutos, artº 2 nº1)

O CPM não pretende assumir-se como a única forma de preparação imediata para o casamento, nem tem em vista fornecer apenas informação aos noivos.

O CPM destina-se a ajudar os noivos a preparar o seu Matrimónio, a compreender e a viver esse Sacramento:

levando-os à redescoberta do ser cristão adulto, e a tomar opções correctas na vida conjugal e familiar.

O CPM considera que a sua missão fundamental é a formação humana alicerçada nos valores evangélicos.

Deste modo, o CPM pretende ainda ajudar os noivos

Características

O CPM apoia-se em três pilares:

Orientações da Igreja

Preparação para o Matrimónio

«Devemos considerar que alguns noivos vão para o casamento com muita leviandade, sem a devida preparação psicológica, espiritual e religiosa, rebaixando desta maneira a substância sagrada e solene à condição de experiência humilhante, de aventura perigosa, quando não de terrível naufrágio...

É necessário que os noivos se aproximem do Matrimónio conscientes do passo que dão ( ... )

Vemos, portanto, com satisfação que se vão di fundindo no campo católico santas iniciativas pastorais que procuram dar aos noivos a preparação moral e espiritual que dá à sua consciência luz e vigor, para a santidade no amor, para a solidez e para a verdadeira felicidade na vida familiar. »

(Paulo VI, Alocução aos membros da Sagrada Rota Romana, 12 de Dezembro de 1963. )

«A preparação dos jovens para o matrimónio para a vida familiar é necessária hoje mais do qu nunca. ( ... ) Contudo a experiência ensina que os jo vens bem preparados para a vida familiar têm, em geral, mais êxito do que os outros.( ... )

A preparação para o Matrimónio há-de encarar-se e realizar-se como um processo gradual e contínuo. Compreende, de facto, três momentos principais: uma preparação remota, outra próxima e um outra imediata;

A preparação remota começa desde a infância ( ... )

( ... ) preparação próxima, compreende uma preparação mais específica, quase uma nova. Descoberta dos Sacramentos.

Esta catequese renovada em todos os que se preparam para o matrimónio cristão é absolutamente necessária para que o sacramento seja celebrado e vivido com rectas disposições morais e espirituais.( ... )

A preparação Imediata para a celebração do sacramento do matrimónio deve ter lugar nos últimos meses e semanas que precedem as núpcias, como a dar um novo significado, um novo conteúdo e forma nova ao chamado exame pré - matrimonial exigido pelo direito canónico. Sempre necessária em todos os casos, tal preparação impõe-se com maior urgência para os noivos que apresentam carências e dificuldades na doutrina e na prática cristãs.

Entre os elementos a comunicar neste caminho de fé, análogo ao do catecumenato, deve incluir-se profunda consciência do mistério de Cristo e da Igreja, dos significados da graça e da responsabilidade do matrimónio cristão, assim como a preparação para tomar parte activa e consciente nos ritos da liturgia nupcial. ( ... ). »

(Familiaris Consortio, nº 66)

«De importância fundamental é, hoje, a preparação para a família.

Enquanto se tomam cuidados atentos e prementes, por parte da família e da paróquia, para a preparação das crianças e dos adolescentes para a vida cristã, a vida afectiva e os ritos da iniciação cristã, não menores, antes, pelo contrário, especiais cuidados pastorais devem ser prestados aos jovens noivos. Poderá pensar-se em realizar para eles uma espécie de catecumenato, por meio do qual as grandezas e os valores, mas também os compromissos e as obrigações da vida cristã e do novo estado de vida, Possam ser colocados a uma luz adequada.( ... )»

(DOC. Pastoral do Episcopado Italiano, nº 17)