Amizade também se faz através das cidades

Brasil, França e Cabo Verde são os países com maior número de cidades irmanadas com congéneres do distrito de Aveiro.

Dezoito das 19 sedes de concelho do distrito de Aveiro estão geminadas com mais de meia centena de cidades, dos mais diversos países, formando uma intrincada rede de laços de amizade e de intercâmbios culturais, económicos e sociais bastante relevantes para as respetivas comunidades.

Forte presença de emigrantes, identidades culturais ou naturais, laços históricos e interesses comuns são alguns dos fatores que ditam a geminação entre cidades, havendo até o caso de Ovar que se geminou com a cidade búlgara de Pernik devido ao carnaval, ou de Anadia que teve no futebol o “pontapé de arranque” para se geminar com Jurmala (Letónia).

O Brasil, a França e Cabo Verde são os países com maior número de cidades irmanadas com congéneres do distrito de Aveiro, seguindo-se Portugal, Espanha, Guiné Bissau, Angola e Moçambique.

A lista (que poderá estar incompleta – não se conhece nenhuma geminação para Albergaria-a-Velha) das cidades geminadas com as sedes de concelho do distrito de Aveiro é a seguinte:

Águeda está geminada com as cidades de Bissau (Guiné-Bissau), Ferrol (Espanha), Rio Grande (Brasil) e Saint-Gillis-Waas (Bélgica).

As cidades irmãs de Anadia são: Boa Vista (Cabo Verde), Jurmala (Letónia) e São Lourenço dos Órgãos (Cabo Verde).

Poligny (França) e Santos (Brasil) são cidades irmanadas com Arouca.

Aveiro tem duas categorias de cidades com quem mantém relações privilegiadas: cidades irmãs e cidades amigas. Nas primeiras estão Arcachon (França), Belém do Pará (Brasil), Bourges (França), Cholargos (Grécia), Ciudad Rodrigo (Espanha), Cubatão (Brasil), Inhambane (Moçambique), Oita (Japão), Pelotas (Brasil), Pemba (Moçambique), Santa Cruz (Cabo Verde), Santo António do Príncipe (S. Tomé e Príncipe) e Viana do Castelo (Portugal). Na segunda categoria, estão as cidades de Farim (Guiné-Bissau), Forli (Itália), Mahdia (Tunísia), Panyu (China) e Viseu (Portugal).

Castelo de Paiva tem como cidade irmã Fabero del Bierzo (Espanha).

Espinho está geminada com as cidades de Bolama (Guiné-Bissau), Burnoy (França), Itajaí (Brasil), Rio de Janeiro (Brasil) e São Filipe (Cabo Verde).

La Richie (França) e Porto Novo (Cabo Verde) são cidades irmãs de Estarreja.

Como cidades irmãs de Ílhavo estão Cuxhaven (Alemanha), Newark (Estados Unidos da América), Parati (Brasil) e Saint John’s (Canadá).

Contrexeville (França) é uma cidade geminada com a Mealhada.

A Murtosa tem em Newark (Estados Unidos da América) a sua cidade irmã.

Oliveira de Azeméis está geminada com a cidade portuguesa da Marinha Grande.

Lamballe (França) e Benguela (Angola) são cidades irmãs de Oliveira do Bairro.

As cidades irmãs de Ovar são: Elizabeth (Estados Unidos da América), João Pessoa (Brasil), Moraleja (Espanha), Pernik (Bulgária), Peso da Régua (Portugal), Pithiviers (França) e São Nicolau (Cabo Verde).

Santa Maria da Feira é cidade irmã de Joué les Tours (França).

Alcobaça (Portugal), Felgueiras (Portugal), Maio (Cabo Verde), Nampula (Moçambique), Novo Hamburgo (Brasil) e Viana (Angola) são cidades geminadas com São João da Madeira.

Caicó (Brasil) é cidade irmã de Sever do Vouga.

As cidades de Bafatá (Guiné-Bissau), Ceará-Miniu (Brasil), Leon (França), Me-Zoch – Cidade de Trindade (S. Tomé e Príncipe) e Mindelo (Cabo Verde) estão geminadas com Vagos.

Vale de Cambra tem como cidades irmãs Luanda (Angola) e Teresópolis (Brasil).

Cardoso Ferreira