Exposição “Classificados”, na Livraria da Universidade “Classificados”, de Carlos No, é uma série de pinturas em técnica mista, cujo tema aborda a exploração do trabalho infantil. Pode ser vista na Sala de Exposições da Livraria da Universidade de Aveiro, até 12 de Outubro.
O artista, nascido em Lisboa, em 1967, evoca o flagelo social que continua a destruir a vida de inúmeras crianças. Para tratar o tema, apresenta imagens em alto contraste de instrumentos de trabalho perigoso ou violento, tais como serras eléctricas industriais, carrinhos de mão carregados de material, betoneiras, etc., pintadas a partir de fotografias que executou e compôs. Sob estas imagens surge, num painel monocromático, uma frase onde se lê, por exemplo: «Criança Precisa-se» ou «Aceitam-se Moços».
Em algumas destas frases há erros de ortografia, de construção gramatical ou mesmo incorrecções de grafia numa alusão à eventual falta de instrução por parte dos autores dos referidos enunciados.
Cada um dos quadros surge como um anúncio a oferecer emprego. O título da série, bem como o nome de cada uma das obras, procura reforçar esta ideia. No entanto, estes não são anúncios normais, uma vez que há um lado negro na mensagem que é transmitida e que se prende não com a natureza do trabalho que é evocado, mas com a idade das pessoas que são solicitadas para a realização das tarefas.
