1. Durante um longo período do cristianismo, seguindo uma tradição que já vem da primeira tradução grega da Bíblia Hebraica (a Bíblia dos Setenta, no séc. II a. C., correspondendo apenas ao Antigo Testamento), os dois Livros dos Reis (1 Rs e 2 Rs, na actualidade) foram referidos como 3.º e 4.º dos Reis? Porquê?
a) Porque a versão dos Setenta (ou LXX) aceita outros dois Livros dos Reis que não foram considerados inspirados pelos cristãos
b) Porque subdivide cada um dos Livros de Reis em duas partes
c) Porque considera os dois Livros de Samuel como 1.º e 2.º de Reis
d) Porque considera os dois Livros das Crónicas como 1.º e 2.º de Reis.
2. Zacarias é o nome de um profeta do Antigo Testamento. O Livro de Zacarias recolhe, pelo menos em parte, dados da actividade desse profeta. Sabe quantos Zacarias diferentes refere o Antigo Testamento?
a) Dois: o profeta e um dos reis de Israel (por volta do ano 743 a. C.)
b) Dez
c) Vinte
d) Mais de trinta.
3. O célebre “cântico do amor”, de S. Paulo (início: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, sou como um bronze que soa ou um címbalo que retine”), surge…
a) na Carta aos Romanos
b) na primeira Carta aos Coríntios
c) na segunda Carta aos Coríntios
d) no Apocalipse.
4. Jesus iniciou a sua pregação…
a) na Galileia
b) em Jerusalém
c) na Samaria
d) no deserto.
Respostas:
1. c) Por causa da unidade de conteúdo, os Setenta ligaram os Livros dos Reis aos dois livros de Samuel, que abordam o período inicial da monarquia em Israel. Assim, até há bem pouco tempo, os dois Livros de Samuel eram designados como 1.º e 2.º Livros de Reis, enquanto 1.º e 2.º dos Reis do original hebraico ficavam a chamar-se 3.º e 4.º de Reis.
2. d) Mais de trinta no Antigo Testamento. No Novo Testamento refere-se pelo menos mais um: o pai de João Baptista. Zacarias é nome muito popular entre o povo bíblico. Significa “Deus recorda-se”. O nome Zaqueu tem a mesma raiz e significado.
3. b) Esse cântico está no capítulo 13 da primeira Carta de Paulo aos cristãos da próspera cidade de Corinto.
4. a) Os evangelhos são unânimes. Jesus, após o baptismo e as tentações do deserto, inicia o seu ministério na Galileia, parte norte da Palestina, periferia em relação a Jerusalém (ver Mt 4,12ss; Mc 1,14ss; Lc 4,14; Jo 2,1ss afirma que o primeiro sinal é feito em Caná… da Galileia).
