Colóquio internacional do MMI prossegue na blogosfera

Ílhavo Devido à qualidade e inovação dos temas tratados no Colóquio Internacional “Patrimónios Marítimos e Museologia”, recentemente realizado no Museu Marítimo de Ílhavo (MMI), a organização do evento resolveu abrir a discussão dessa temática a todos os interessados e prosseguir com a análise dos temas em questão, só que agora não no espaço físico do MMI mas na blogosfera, tendo sido criado, para esse efeito, o blog http://museu maritimoilhavo.blogspot.com/

Para a organização daquele colóquio internacional, “os objectivos do MMI foram plenamente cumpridos: reuniram-se 18 oradores (cinco dos quais estrangeiros), estiveram representados os principais museus marítimos portugueses e diversas instituições dinâmicas na área das culturas marítimas”. De realçar a realização de “dois painéis pouco comuns e de enorme importância para pensar a tarefa cultural dos museus e do nosso em particular – um painel relativo a projectos e estruturas de investigação científica em museus marítimos e outro dedicado ao papel das artes e da criação artística na construção de projectos expositivos (e outros) no âmbito dos museus marítimos”.

O uso da blogosfera tem, no dizer dos responsáveis do MMI, “a vantagem de prolongar o colóquio no tempo, evitando que a propósito de uma discussão tão vasta e aberta se escrevam actas excessivamente conclusivas e talvez condenadas ao arquivo”.

C.F.

Museu assinala Dia Nacional do Mar

O Museu Marítimo de Ílhavo vai assinalar o Dia Nacional do Mar, com eventos que irão decorrer nos dias 16 e 17 de Novembro.

Na sexta-feira, o museu irá receber visitas das comunidades piscatórias e será palco da Jornada do Mar intitulada “Bolhas, Agulhas e Bússolas”.

No sábado, pelas 17 horas, será inaugurada a exposição temporária, intitulada “Nós, do Mar”, que inclui uma mostra colectiva de fotografia e instalação. Uma hora mais tarde, a professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Cristina Robalo Cordeiro, irá proferir a conferência “A maritimidade na obra de Miguel Torga”, numa organização conjunta da Confraria Camoniana – Associação de Ílhavo e do Museu Marítimo de Ílhavo.