Partilha das Equipas de Nossa Senhora “Vinde, retiremo-nos a um lugar deserto, e repousai um pouco” (Mc 6,31)
A convite dos Sectores A e B de Aveiro e Águeda das Equipas de Nossa Senhora, no primeiro dia deste mês de Março, rumámos à Casa Diocesana de Albergaria-a-Velha, para participarmos no retiro anual, que ali teve lugar durante o fim-de-semana.
Situada no cimo do monte, onde a estrada acaba e se sente o cheiro da urze, da carqueja e do alecrim, logo tivemos a certeza de estar criado o ambiente para uma maior vivência espiritual.
O retiro foi orientado pelo reverendo padre jesuíta João Caniço, homem sereno mas de palavra acutilante, que desenvolveu o tema “Família Unida em Sociedade Fragmentada”, dividido em cinco subtemas : “A União – A Flor do Amor”; “A União da Família, segundo o Evangelho”; “A Fragmentação em volta da Família”; “A Fragmentação atinge a Família”; “Suportes da União Familiar”.
Na sua maneira de apresentar as ideias, interpelou-nos, ajudou-nos a discernir os sinais dos tempos e transmitiu aos cento e quarenta e quatro participantes, ali reunidos, a preocupação de estarmos atentos e estimulados para a mobilização.
O sentimento que a todos contagiou nesses dois dias foi intensamente vivido na Eucaristia. Casais e filhos presentes, em ambiente de festa e comunhão, celebraram o AMOR.
O retiro terminou com o almoço de Domingo e a presença amiga do nosso Bispo, D. António Francisco, que connosco quis partilhar este momento, tornando-o mais enriquecedor.
Louvamos o Senhor pela concretização deste retiro. Foi um bom contributo para o nosso crescimento espiritual, reforçou em nós o sentimento da esperança e a confiança num futuro melhor.
Equipas de Nossa Senhora
Sectores Aveiro A e B e Águeda
