Açude no rio Antuã cria espelho de água no parque de Estarreja

Na passada semana, o Parque Municipal do Antuã, na cidade de Estarreja, ganhou mais um ponto de atracção – um “espelho de água” – com a conclusão da instalação do açude e descarregador do Rio Antuã.

Da responsabilidade da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), a construção desse açude e descarregador no Rio Antuã era uma obra há muito considerada como necessária para manter um caudal ecológico no rio, evitando a vegetação infestante e proporcionando uma altura de água para lazer. A obra insere-se na empreitada de reabilitação de linhas de água na bacia do Vouga e do litoral do concelho de Estarreja.

O açude localiza-se junto ao antigo moinho de água, na zona poente do Parque Municipal do Antuã. Com uma altura de 1,20 metros, o açude permite a criação de um espelho de água, no período de Junho a Setembro, no troço do rio Antuã que passa junto ao centro da cidade de Estarreja, valorizando a paisagem circundante

A jusante do açude, será construído um descarregador, na margem esquerda do rio, para que, em situações de caudal elevado, este descarregue para os campos evitando assim estragos de maior monta para jusante, melhorando a drenagem nos campos contíguos que ficam alagados durante as habituais cheias.

Na visita que efectuou ao açude, o presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, realçou algumas obras em curso no Parque Municipal do Antuã, dizendo que “o parque infantil foi ampliado. Está a ser construída uma pista de atletismo. O bar / esplanada também está numa fase de procedimento avançada; no próximo Outono teremos o bar pronto a ser montado”.

Um projecto mais ambicioso é o referente à construção de uma nova ponte, entre a cidade de Estarreja e a vila de Salreu. “Queremos fazer uma ponte para o lado sul. Esse trabalho já começou a ser feito como pré-projecto. É nossa ambição unir as duas margens”, realçou o autarca estarrejense.