O Conselho Pastoral Paroquial da Vera Cruz, reunido em sessão ordinária de 7 de Abril do presente ano e perante a forma vergonhosa com que a comunicação social tenta denegrir, concretamente, a figura do papa Bento XVI e indirectamente a Igreja católica, agora que se aproxima a sua vinda a Portugal, entendeu pronunciar-se publicamente para:
1. Reafirmar o nosso mais vivo repúdio pelos crimes, presumivelmente cometidos não só por figuras mais directamente ligadas à Igreja Católica, mas por todos aqueles que fazem das crianças objecto dos seus desejos mais sórdidos, esperando que a justiça dos homens actue e os julgue em tempo útil.
2. Denunciar toda a campanha levada a cabo contra a figura do Papa que persegue outros objectivos que não a defesa dos que mais sofrem e, concretamente, atinge a Igreja Católica
3. Manifestar o nosso apoio, carinho e união com a figura do Papa através de uma oração mais intensa e de um testemunho mais comprometido com a Igreja que somos, respondendo, assim, aos apelos dos nossos Bispos.
4. Envidar todos os esforços para que a Visita do Papa a Portugal seja um momento de graça, traduzido no calor e simpatia com que sempre acolhemos quem nos visita, mas também na atenção que vamos dar às orientações que não deixará de nos propor e vontade firme de as levarmos à prática em ordem a construirmos uma Igreja mais saudável e alegre, testemunho vivo de Jesus Ressuscitado.
5. Por fim, queremos propor que a Visita de Sua santidade seja um momento de festa quer pelo colorido das bandeiras que hastearemos nas nossas casas e ao longo das nossas ruas quer pela participação numerosa em qualquer dos encontros e celebrações que o espaço, o tempo ou o local nos permitam.
Foi a esperança cristã que levou o Cristianismo a vencer as dificuldades que o assolaram ao longo de vinte séculos, será essa mesma esperança a nortear o nosso caminho e a servir de âncora neste século vinte e um.
