Colóquio internacional no Museu de Ílhavo sobre cultura márítima

Nos dias 17 e 18 de Novembro vai decorrer, no Museu Marítimo de Ílhavo (MMI), um colóquio internacional denominado “Octávio Lixa Filgueiras – Arquitecto de Culturas Marítimas”, durante o qual serão debatidos temas como história marítima, arquitectura naval, arqueologia subaquática, etnografia naval, antropologia marítima e culturas marítimas, patrimónios marítimos e museologia.

No primeiro dia do congresso, pelas 18 horas, será lançado o livro “Cultura Popular Portuguesa – Práticas, Discursos e Representações – O Barco Moliceiro”, da autoria de Clara Sarmento. Esta obra é o resultado da tese de doutoramento em Cultura Portuguesa que a autora efectuou na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tese distinguida com o Prémio CES – Centro de Estudos Sociais.

No âmbito do colóquio será aberto o segundo módulo da exposição “Nos porões da memória”, com fotografia de Hector Lemieux e Friedrich W. Bayer, e também o quiosque digital de imagens da Ria de Aveiro e do Barco Moliceiro.

O colóquio destina-se a profissionais de museus, investigadores, docentes, estudantes, quadros de autarquias e outras entidades. As inscrições, gratuitas, são obrigatórias, até porque estão limitadas a 120 participantes, e podem ser efectuadas até ao dia 14 de Novembro.

A incorporação no Museu Marítimo de Ílhavo, a título de depósito, nos termos e condições que constam do protocolo assinado no dia 19 de Maio de 2007, do espólio documental pertencente ao Prof. Arquitecto Octávio Lixa Filgueiras (1929-1996), representou “um dos actos mais desafiantes para o futuro do Museu e para a consolidação do seu projecto”, refere uma nota do MMI.

“Enquanto instituição dedicada ao estudo, salvaguarda e conservação de patrimónios marítimos, o MMI tem desenvolvido investigações cientificamente orientadas relacionadas com os múltiplos domínios que essa temática abrange”, prossegue a citada nota do museu ilhavense, que termina referindo que “ao ser-lhe confiado o espólio documental do Prof. Arquitecto Octávio Lixa Filgueiras, o mais prolífero e reputado investigador português que se dedicou ao estudo da História, da Arqueologia subaquática, da Arquitectura naval e das embarcações tradicionais portuguesas, o MMI assume o desafio de reforçar as principais vertentes do seu programa museológico”.

C.F.