Efemérides

Em Março… …faz 90 anos, no dia 15, que o presidente da República Portuguesa conferiu a Aveiro o grau de oficial da Ordem Militar da Torre e Espada, Valor, Lealdade e Mérito, pela luta em defesa das instituições republicanas durante a “Traulitânia” (15 de Março de 1919).

No dia 19 de Janeiro de 1919 é anunciada a restauração na Monarquia e geram-se lutas entre republicanos e monárquicos. As divisões chegam ao Baixo Vouga, onde se opõem povoações vizinhas, como Estarreja (republicanos) e Salreu (monárquicos), ou Eixo (republicanos) e Angeja e Frossos (monárquicos). A revolta monárquica ficou conhecida por “Monarquia do Norte” ou “Traulitânia”. No dia 14 de Fevereiro de 1919 a República é dada como vencedora. A cidade de Aveiro é condecorada no dia 19 de Março seguinte pelo presidente João do Canto e Castro.

…faz 100 anos, no dia 17 de Março, que a edilidade aveirense deliberou que se procedesse ao projecto para a regularização e ajardinamento do Rossio de S. João (17 de Março de 1909).

Retirado do livro “Aveiro 2009. Recordando Efemérides”, de João Gonçalves Gaspar. Ed. Diocese de Aveiro, 2009.