Papa destaca coragem dos cristãos da Terra Santa

Bento XVI fala do carisma particular das mulheres na maior Missa celebrada na Jordânia

Bento XVI presidiu no Domingo, 10, a uma Missa no Estádio Internacional de Amã, o maior evento da sua viagem à Jordânia, iniciada no passado dia 8. O Papa deixou uma palavra de encorajamento à comunidade cristã da Terra Santa, que desafiou a “construir novas pontes com pessoas de diferentes religiões e culturas”, e destacou o carisma particular das mulheres na Igreja.

“Quanto deve a Igreja nestas terras ao testemunho de fé e de amor de inúmeras mães cristãs, freiras, educadoras e enfermeiras, de todas aquelas mulheres que, de diferentes maneiras, dedicaram sua vida à construção da paz e à promoção do amor”, indicou, na homilia da celebração.

Diante de 50 mil pessoas oriundas da Jordânia e de comunidades cristãs dos países vizinhos, inclusive do Iraque, o Papa a-dmitiu que esta dignidade e esta missão das mulheres nem sempre foram inteiramente “compreendidas e estimadas”.

Apesar disso, acrescentou, “é com o testemunho público de respeito pelas mulheres que a Igreja na Terra Santa pode dar uma importante contribuição ao desenvolvimento de uma cultura de verdadeira humanidade e à construção da civilização do amor”.

Aos presentes, Bento XVI disse que “a comunidade católica está aqui profundamente tocada pelas dificuldades e incertezas que afligem todos os habitantes do Médio Oriente. Nunca se esqueçam da grande dignidade que deriva da sua herança cristã”.

O Papa falou da rica diversidade da Igreja Católica na Terra Santa e lembrando a sua visita ao Monte Nebo, disse que rezou para que a Igreja nestas terras “possa ser confirmada na esperança e fortificada no seu testemunho ao Cristo Ressuscitado, o Salvador da humanidade”.

A homilia levou em conta duas celebrações: o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que se assinala este Domingo, na Jordânia, e o Ano da Família, celebrado em toda a Terra Santa.

“Possa cada família cristã crescer na fidelidade a esta nobre vocação de ser uma verdadeira escola de oração, onde as crianças aprendem o sincero amor de Deus, onde amadurecem na autodisciplina e na atenção às necessidades dos outros e onde contribuem para a construção de uma sociedade cada vez mais justa e fraterna”, desejou.

Na Terra Santa, concluiu o pontífice, os cristãos devem ter uma coragem “especial”, a “coragem da convicção que nasce de uma fé pessoal, não simplesmente de uma convicção social ou de uma tradição familiar”.

O Papa pediu ainda “a coragem para empenhar-se no diálogo e trabalhar lado a lado com os outros cristãos ao serviço do Evangelho e na solidariedade para com o pobre, o desalojado e as vítimas de profundas tragédias humanas”.

À tarde o Papa visitou à localidade de Betânia da Transjordânia, local que a tradição identifica como aquele em que Jesus foi baptizado, por João Baptista. Bento XVI abençoou as primeiras pedras da Igreja dos católicos de rito latino e da Igreja greco-melquita. Ecclesia/CV

Bento XVI em Israel

Dia 11, segunda-feira

10h00

Discurso na chegada ao aeroporto de Tel Aviv

16h45

Discurso no Memorial Yad Vashem

17h45

Encontro inter-religioso

Dia 12, terça-feira

08h00

Discurso na Cúpula da Rocha (esplanada das mesquitas)

09h00

Visita ao Muro das Lamentações

09h45

Visita aos Grandes Rabinos

Dia 13, quarta-feira

Missa na praça de Belém

15h45

Visita ao campo de refugiados palestinianos de Aida

17h00

Encontro com o presidente da autoridade da Palestina

Dia 14, quinta-feira

09h00

Missa em Nazaré

14h30

Encontro com o primeiro ministro de Israel

15h30

Discurso no Santuário da Anunciação de Nazaré

Dia 15, sexta-feira

08h15

Encontro ecuménico

9h15

Discurso no Santo Sepulcro, Jerusalém

10h10

Discurso na Igreja patriarcal arménia

12h30

Despedida no aeroporto de Tel Aviv