Os Serviços Educativos do Museu de Aveiro estão a promover, durante o corrente ano lectivo, um programa especialmente vocacionado para o público escolar (do infantil ao universitário), constituído por nove visitas temáticas, das quais, três são novidade na programação deste ano.
A programação deste ano dá especial ênfase ao tema da conservação e restauro do património cultural, pelo que os grupos de visitantes têm como ponto de partida a exploração do espaço arquitectónico e das colecções do museu. A par desse tema, há duas novas visitas temáticas ligadas à história local (“Aveiro quinhentista”) e social (“Clero regular e secular na sociedade portuguesa”). A manutenção dos restantes temas apresentados no ano lectivo 2003 / 2004 teve em conta a receptividade do público aos assuntos anteriormente abordados.
“Olho vivo” é uma visita orientada para a questão da preservação do património que inclui um contacto directo com a oficina de restauro. Criada no presente ano lectivo, esta visita dirige-se aos alunos do 1º e 2º ciclos do ensino básico.
Também criada neste ano, e vocacionado para os alunos do 1º ciclo, a visita “Aveiro quinhentista” (com a oficina “Vamos vestir para o retrato”), “conta” histórias que retratam os usos e costumes do povo.
A terceira novidade da programação deste ano é a visita “Clero regular e secular na sociedade portuguesa”, na qual os alunos do 2º e 3º ciclos, e secundário, têm como ponto de partida o exemplo da Ordem Dominicana, Frades Pregadores e Freiras de Clausura, para conhecerem histórias de excessos e de virtudes.
“Botica conventual”, que integra a oficina “Mezinhas e unguentos, boticas de outros tempos”, é uma visita programada para alunos do 1º e 2º ciclos. A visita “A Princesa Joana e o Convento”, que inclui jogos didácticos, destina-se a alunos do 1º ciclo.
Os alunos do 2º e 3º ciclos, e do secundário, têm à sua disposição as visitas “Encontro com a pintura”, “O Mata frades e o liberalismo em Aveiro” (que inclui a oficina “Actividade com friso cronológico e mapas”), e “Gótico e Renascimento”.
“Viagem pelo Barroco” é uma visita vocacionada para alunos do 3º ciclo e do ensino secundário, na qual se integra a oficina “Reconstrução de uma capela de características barrocas – simbologia, técnicas e materiais”.
Para além desta programação direccionada ao público escolar, os Serviços Educativos do Museu de Aveiro também tem programas especiais para grupos específicos, como idosos e reformados, grupos profissionais, colectividades e associações.
