Recuperação do Parque Municipal Infante D. Pedro O Parque Municipal Infante D. Pedro, em Aveiro, está a beneficiar de um conjunto de obras de recuperação, orçadas em 296.520 euros, algumas já em fase de execução, como é o caso do restauro do coreto, outras em fase de concurso. Neste caso, está o conjunto formado pela futura sede da Associação dos Amigos do Parque e pela remodelação das casas de banho públicas, conjunto orçado em 32.686 euros.
Uma das obras em concurso é o futuro Centro de Educação Ambiental, obra em que serão investidos 48.379 euros, a instalar nas antigas estufas do parque, centro que Eduardo Feio, vereador do ambiente da autarquia aveirense, define como sendo “uma estrutura de sensibilização para as questões do am-biente, e para as questões da própria vida do parque e todas as questões relacionadas com a flora e a botânica associada a esse espaço. É uma obra que deverá iniciar-se ainda este ano, pelo que para o ano esperamos que haja já algumas iniciativas nessa área do Parque Infante D. Pedro”.
Para além dessas obras, o vereador refere que “vamos também executar outras obras, designadamente no lago e a construção de novas estufas no parque”.
Para a autarquia aveirense ainda se justifica a existência das estufas e de alguns hortos, estando “neste momento a elaborarmos um estudo com vista à criação de um novo horto municipal, reactivando os três hortos que actualmente existem, o da Mário Sacramento, o existente junto ao cemitério de Esgueira e o de apoio no Parque Infante D. Pedro, apostando na criação de um novo horto e na manutenção de um horto pedagógico no Parque Infante D. Pedro, onde as crianças da cidade possam ver as diversas espécies de plantas, como é que se trata delas e, de certa forma, terem uma noção da vida do campo”.
O coreto do parque, classificado como imóvel de interesse público, representativo da época da arquitectura em ferro, já está a ser restaurado, devendo a autarquia investir 45.682 euros nesse trabalho de conservação patrimonial.
C. F.
