Vida consagrada no coração da evangelização

Mês dos Consagrados Fevereiro é o “mês dos consagrados”, aqueles que por consagração religiosa se entregam à Igreja. Em 2012, nos 50 anos do início do II Concílio do Vaticano, as congregações, institutos e outras formas de vida consagrada lembram que “a vida consagrada está no coração da evangelização”.

“A Igreja hodierna, e de modo particular a Igreja de Aveiro, necessita dos consagrados para difundir a Boa Nova do Reino. Na simplicidade da sua entrega a Deus e à Igreja, eles constituem um sinal autêntico do amor de Deus pelo seu povo e da felicidade que se obtém quando se põe n’Ele a confiança”, afirma o Secretariado da CIRP-Regional de Aveiro (CIRP – Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal), numa nota enviada a este jornal. A palavra dos consagrados, “sustentada por um estilo de vida acessível aos outros, por uma fé incarnada e por uma esperança cimentada em Deus, tem força persuasiva”, realça o Secretariado.

Para a participação de todos, o Secretariado da CIRP programou uma celebração na Sé de Aveiro, no dia 2 de fevereiro, às 19h00, presidida por D. António Francisco. O encerramento do mês dos consagrados será no dia 26 de fevereiro, na Igreja do Carmelo de Cristo Redentor, S. Bernardo, às 15 horas, com adoração, oração de vésperas e um pequeno convívio.

Na paróquia da Glória, Aveiro, nos dias 4 e 5, religiosos e religiosas passam pelas catequeses a lançar a iniciativa “Mosteiros”. No sábado, 11, encerra-se a semana especialmente dedicada à vida consagrada na Eucaristia das 19h, seguindo-se uma vigília com jantar partilhado, testemunhos e oração.

Jovens associam-se

A Pastoral Juvenil e Vocacional associa-se aos consagrados e lembra que para o dia 11 de março está prevista a ação “Mestre onde moras?”, que pretende ajudar os jovens a descobrir qual o caminho que melhor contribui para a felicidade.