Igreja Aveirense
Julho / Dezembro de 2011
218 páginas
Praxis
2011
110 páginas
Saíram há semanas dois números de revistas ligadas à Diocese de Aveiro, a “Igreja Aveirense”, da responsabilidade da Comissão Diocesana da Cultura, e a “Praxis”, publicada pelo Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro (ISCRA).
A “Igreja Aveirense”, como sempre, pois é essa a sua missão, traz as principais comunicações de D. António Francisco, das mensagens às homilias, passando pelas nomeações e decretos, de D. António Marcelino, desta feita apenas uma conferência sobre o “presente e futuro da família”, da Vigararia da Pastoral Geral, ainda centrada na pastoral da família, e dos diversos serviços diocesanos, movimentos e paróquias. A revista regista os principais livros entretanto publicados por padres ou sobre temáticas paroquiais e diocesanas – todos passaram por estas páginas exceto o livro “A paróquia de S. Pedro de Valongo do Vouga”, de António Martins Rachinhas – e os padres e diáconos falecidos na segunda parte de 2011.
Na secção sempre esperada das “pessoas notáveis”, P.e Georgino Rocha aborda a vida de Esmerilda Mónica (1921-2011), ilhavense considerada “apóstola do sofrimento”. Viveu longos anos doente, tendo oferecido o seu sofrimento pelos sacerdotes e seminaristas. Nos textos escritos que deixou mostrou “viver uma espiritualidade peculiar com alguns acentos dignos de realce”, escreve o autor, como “a aceitação do realismo da condição humana e dos seus limites” e “a centralidade do amor a Jesus Cristo”.
A “Praxis”, com pretensões académicas no campo da teologia e das ciências religiosas, dedica-se à “Caritas in veritate”, a encíclica social de Bento XVI, inclui um ensaio sobre a tolerância e outro sobre o doutrinamento religioso, elenca e explica conceitos-chave da bioética e compila umas “breves notas” sobre a procura, infrutífera, de imagens reais do rosto de Jesus.
