“+ PRÓXIMO”. Iniciativa da Cáritas Portuguesa atingiu 270 pessoas da Diocese de Aveiro ligadas ao setor sociocaritativo. Novos módulos em preparação.
Durante três semanas consecutivas, cerca de 270 agentes da pastoral sociocaritativa da Diocese de Aveiro, organizados em seis grupos de formação, participaram ativamente na formação Ação Social na Paróquia, primeira etapa de um projeto nacional denominado: “+ Próximo”.
Sendo uma iniciativa da Cáritas Portuguesa, embora subsidiado por uma entidade estrangeira (espanhola), este projeto visa essencialmente “fazer caminho na estruturação de um modelo nacional para a intervenção social de proximidade da Igreja em Portugal, reforçando a formação/animação das pessoas, das comunidades e instituições católicas locais no desenvolvimento espiritual e social de forma sustentada e duradoura”.
Salienta-se a forma notável como decorreu a primeira fase deste projeto na Diocese de Aveiro, muito graças há extraordinária colaboração e envolvimento da Cárias Diocesana de Aveiro e da Sociedade São Vicente de Paulo, tanto na fase de formação de formadores como na programação e implementação da ações de formação que envolveram oito arciprestados. Uma vez mais, colheram-se frutos abundantes da articulação de objetivos e de esforços entre estas duas instituições.
Sendo dirigida a todos os católicos da nossa Diocese (para quem a caridade é a essência da sua Fé), foi no entanto uma ótima oportunidade para que elementos de Conferências Vicentinas, de grupos paroquiais da Cáritas, visitadores de doentes, ministros extraordinários da Comunhão e outros agentes voluntários pudessem refletir sobre aspetos específicos da sua missão, muito presentes nos três temas abordados: “Fundamentos da Ação Social Cristã”; “Caracterização da Ação Social Cristã” e “Grupos Paroquiais de Ação Social”. Dada a pertinência dos conteúdos foi unânime a sensação de que as três sessões previstas não foram de alguma forma suficientes de modo a permitir o aprofundamento de alguns aspetos da reflexão, como seria desejado por formandos e formadores. Esta “sede de mais” abre assim ótimas perspetivas para a implementação dos restantes módulos de formação que já se encontram em preparação.
O sucesso evidente desta primeira fase de implementação do projeto “+ Próximo” não esconde, no entanto, a profunda preocupação pelo facto de mais de metade das paróquias da nossa diocese não ter participado neste projeto. Fica como desafio para a equipa dinamizadora a reflexão sobre esta realidade (que infelizmente não é nova) e a reorientação de estratégias que permitam ir ao encontro das paróquias e arciprestados que não estiveram presentes.
Ecos da formação recolhidos
entre os participantes
• A formação ajuda a despertar os conhecimentos de forma a fazer mais e melhor.
• Deviam ser mais os dias de formação
• Foi muito interessante abordando temas que dizem respeito à nossa prática sociocaritativa.
• É bom para nós termo estas ações de formação, para podermos ficar informados e atentos como o homem deve agir com os nossos irmãos mais pobres e que mais precisam da nossa ajuda, para mim foi muito bom, esperamos por mais.
• Foi muito bom, obrigado pelo tempo disponível. Foi pena não haver mais pessoas nestas formações.
