Cerca de 200 kg de manuais escolares viajam no dia 5 de Agosto para uma escola de Luanda, graças à iniciativa de um grupo de alunos do 12.º ano, da Escola Secundária Dr. Mário Sacramento em Aveiro
Ao longo do ano lectivo, em Área de Projecto, cinco alunos do 12.º H, da área de Línguas e Humanidades, elegeram como tema a Solidariedade e optaram por duas vertentes: o voluntariado no Banco Alimentar de Aveiro (BACF) e a Reabilitação duma escola em Luanda.
Relativamente ao voluntariado no Banco Alimentar, entre outras iniciativas de sensibilização da comunidade escolar, os alunos promoveram uma palestra com o Presidente do BACF – Aveiro, Martinho Pereira, que se deslocou à Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, para falar a uma plateia de cerca de 80 alunos do 8.º e do 12.º anos. Os cinco alunos também participaram nas campanhas de recolha de alimentos de Novembro 2009 e de Maio 2010, com grande entusiasmo e com a colaboração de outros colegas.
Quanto à reabilitação de uma escola em Angola, pesou não só o facto de uma das alunas ser angolana, mas também a tomada de consciência por parte do grupo de que as circunstâncias em que se vive nesse país são bastante precárias. Descobriram, por exemplo, que os alunos não têm carteiras suficientes para colocarem o parco material escolar de que se servem e que as condições de higiene são muito fracas. Nada que não se saiba quando se assiste a uma reportagem televisiva ou quando se lê um artigo nos jornais. Todavia, o que aqui faz notícia é o facto de estes cinco alunos terem decidido agir a esta distância, sem terem pensado bem em todos os imponderáveis que poderiam surgir. Como não tinham conhecimentos logísticos nem económicos, resolveram lançar uma campanha de recolha de material escolar – como tantas de que se ouve falar – para poderem cumprir a missão a que se propuseram: os alunos dessa escola de Luanda poderão ter um ano escolar com melhores condições a nível de manuais escolares. O passo seguinte foi procurar quem poderia transportar os cerca de 200 kg de livros para Luanda. Depois de algumas voltas e de várias portas que não se abriram, pois os custos são elevados, a Transportadora Aérea Angolana (TAAG) ofereceu o transporte e a empresa portuguesa Transporta levará gratuitamente os volumes de livros de Aveiro para o aeroporto de Lisboa, onde embarcarão com a aluna angolana da Escola Secundária Dr. Mário Sacramento. A aluna Elizabeth Ribeiro entregará em mão o material recolhido e disso nos dará conta, quando voltar para Portugal, em Setembro.
Num projecto paralelo, e quase por acaso, estes alunos do 12.º H entregaram manuais de inglês a Maria do Céu da Conceição, a responsável do Daka Project no Bangladesh. Naquele país, o inglês é a língua franca para, por exemplo, ascender a um emprego mais bem remunerado.
Nas palavras de Cristina Costa, uma das alunas dinamizadoras do Projecto de solidariedade, “este trabalho é incentivador, porque nos permite conciliar um projecto escolar com algo de que a sociedade carece, podendo assim ajudar os mais desfavorecidos em prol dum mundo melhor”.
Teresa Correia
