Sessão da Assembleia Municipal Jovem debateu temática da solidariedade social em Aveiro. Os mais novos deixaram sugestões que os adultos têm de ouvir.
O que é que Aveiro pode fazer pela solidariedade social? Esta pergunta esteve em debate na Assembleia Municipal Jovem, que reuniu na antiga Capitania (Assembleia Municipal de Aveiro), no dia 14 de março, centenas de jovens dos três ciclos do ensino básico mais os do secundário e do ensino profissional.
Os jovens mostraram-se atentos à realidade local e mundial, apontando casos de colegas que passam dificuldades ou números alarmantes como este: em cada minuto, 10 crianças morrem de fome. E deixaram muitas ideias. Reparemos em algumas delas:
– mais apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS);
– implementação de projetos de escola extracurriculares que promovam visitas a instituições que acolhem idosos, como forma de aprenderem com as histórias de vida dos mais velhos retribuindo com a companhia;
– criação de bolsas de voluntariado e de “bancos do tempo”;
– realização de feiras solidárias e projetos “low cost” para a angariação de apoios a famílias e a alunos carenciados;
– responsabilidade social do Estado e das autarquias no reforço alimentar nas escolas a quem mais precisa;
– criação de uma rede social escolar que, no conjunto de todos os estabelecimentos de ensino, permita um melhor aproveitamento de recursos e uma maior escala para a promoção de recolha de bens, campanhas solidárias e projetos de formação.
Os jovens demonstraram ainda uma preocupação pela ausência de respostas por parte do Estado ou a fraca implementação de medidas que entendem serem positivas para o combate à pobreza: os excessos alimentares quer na restauração, quer nos stocks dos hipermercados ou ainda o financiamento de ensino (propinas) a alunos carenciados, com a devolução dessa subsidiação através do salário quando o jovem inicie a sua atividade profissional. Criticaram ainda a ausência de notícias das instituições sociais e suas atividades na comunicação social.
A vereadora municipal da Acçao Social, Teresa Christo, esteve na sessão e enalteceu o sentido crítico e a maturidade com que os jovens abordaram esta questão. Informou, por outro, ado, que existem na autarquia projetos de solidariedade protagonizados por jovens em parceria com as instituições que compõe a Rede Social do Concelho de Aveiro, como por exemplo o “RiAgir”, o “Aveiro+Intercool” ou o projeto “Aveiro cidade amiga dos jovens”.
A próxima sessão da Assembleia Municipal Jovem terá lugar dia 6 de junho com a temática “Aveiro Jovem, atividades e tempos livres”.
