No dia 9 de Fevereiro pelas 19 horas, no Seminário dos Olivais, foram admitidos entre os candidatos às ordens sacras alguns dos seminaristas da Diocese de Aveiro. Este rito é realizado quando o seminarista atinge suficiente maturidade e manifesta o propósito de querer receber o sacramento da Ordem. Por meio deste acontecimento o seminarista, depositando a sua confiança em Deus para a fidelidade à sua vocação, compromete-se em completar a sua formação para se tornar apto para o ministério sacerdotal na Igreja, ao mesmo tempo que se dispõe a formar o seu espírito para servir o Senhor. Neste caminho, o candidato tem ao seu dispor os meios que a Igreja lhe disponibiliza para a sua formação, nomeadamente os sacramentos e o auxílio dos formadores do seminário. Na homília, o nosso Bispo convidou os seminaristas a amarem a verdade, partindo da antífona: “A Vossa Palavra, Senhor, é a Verdade: consagrai-nos na Verdade”. Para atingir tal meta, D. António frisou a necessidade da firmeza da fé na caminhada, feita com generosidade, na certeza de que o tempo passa depressa e que a messe do Senhor é grande e necessita de operários.
Foram admitidos os seminaristas do 4.º ano: Hélder Gonçalves, da paróquia de Oliveira do Bairro, de 24 anos; Leonel Abrantes, de 32 anos, da paróquia de Aguada de Cima; e Victor Cardoso, de 38 anos, da paróquia da Gafanha do Carmo. Foram igualmente admitidos os seminaristas do 3.º ano: João Santos, 29 anos, da paróquia de S. Pedro de Canedo (S.ta Maria da Feira), e Pedro Barros, de 25 anos, da paróquia de Santa Joana.
Rezemos por estes seminaristas para que sejam perseverantes nos compromissos que assumiram, fiéis à vontade de Deus, e continuemos a pedir ao Senhor da messe que envie trabalhadores para a sua seara.
João Santos
