“Receber as cinzas neste início da Quaresma significa reconhecer que somos pecadores, invocar o perdão de Deus sobre toda a Igreja e manifestar o nosso desejo sincero de conversão. É isso que vamos pedir ao Senhor”, afirmou D. António Francisco, na celebração das Cinzas a que presidiu, na noite de 9 de Março, na Sé de Aveiro.
O Bispo de Aveiro convidou os cristãos, no “tempo sempre novo e necessário” que é a Quaresma,” “precioso e importante para «firmarmos os nossos passos e afirmarmos a nossa fé»”, a “valorizar a celebração do sacramento da reconciliação”, a ser assíduos à Eucaristia, a afirmar a “fé como lugar de esperança e escola de oração, de jejum e de partilha solidária e fraterna”.
Ecoando a mensagem papal para este tempo litúrgico (ver CV da semana passada) e reforçando as prioridades pastorais, centradas na presente etapa na oração e na liturgia, D. António Francisco convidou a “toda a Diocese” a valorizar a oração, “em iniciativas pessoais, familiares e comunitárias, centrando-nos na escuta da Palavra de Deus e na Eucaristia e fazendo surgir momentos de oração que consolidem a fé e fortaleça a vida e a acção pastoral das nossas comunidades”.
D. António Francisco relevou ainda que, “ouvido o Conselho Presbiteral”, a renúncia quaresmal da Diocese destinar-se-á este ano para a construção da Casa Sacerdotal e para a Diocese de S. Tomé e Príncipe”.
