Bento XVI recordou no dia 3 de Abril, domingo, o testemunho de vida de João Paulo II, seu predecessor, falecido a 2 de Abril de 2005, que vai ser beatificado no próximo dia 1 de Maio.
“Por causa da sua próxima beatificação, não celebrei a tradicional missa de sufrágio por ele, mas recordei-o com afecto na oração, como penso que todos vós fizestes”, disse o Papa, aos peregrinos reunido na Praça de São Pedro, Vaticano, para a recitação da oração do angelus.
Ao assinalar o sexto aniversário da morte do seu “amado predecessor”, Bento XVI falou do Papa polaco como um “grande pontífice”, afirmando: “Ao atravessarmos o caminho quaresmal, preparamo-nos para a festa da Páscoa e aproximamo-nos com alegria também do dia em que poderemos venerar como beato esse grande pontífice e testemunha de Cristo, confiando-nos ainda mais à sua intercessão”.
O Vaticano promoveu ontem uma conferência de imprensa (resultados desconhecidos à hora do fecho desta edição), para apresentar os preparativos e o programa da beatificação, que passará assim a ser apresentado pela Igreja Católica à veneração dos crentes como modelo e intercessor junto de Deus.
