D. António Francisco instituiu no ministério de leitor os seminaristas Hélder Gonçalves (Oliveira do Bairro), Leonel Abrantes (Aguada de Cima) e Victor Cardoso (Gafanha do Carmo), todos a estudar no quarto ano, no Seminário dos Olivais, em Lisboa. No ministério de acólito, instituiu Nuno Queirós (de Santo Tirso), que desde 2009 colabora na paróquia de Esgueira, após ter concluído o curso teológico.
A celebração aconteceu na tarde de domingo, 1 de Maio, sendo associada à beatificação de João Paulo II, que decorrera de manhã, em Roma. “Quero com esta celebração afirmar a comunhão e alegria da Igreja de Aveiro com Bento XVI e a Igreja universal”, disse o Bispo de Aveiro, depois de lembrar que este primeiro domingo após a Páscoa é o “Domingo da Divina Misericórdia”, assim celebrado por vontade do novo beato desde o ano 2000. “A misericórdia é o núcleo da mensagem evangélica (…), inspira a acção e fortalece a missão da Igreja”, acrescentou D. António Francisco.
No final, dirigindo-se aos novos leitores e acólito, o Bispo de Aveiro afirmou: “Que o beato João Paulo II (…) seja para vós um apelo, um incentivo e um protector”.
