No final se verá se o país ficou com um Estado mais ginasticado, se os liberais carregaram nos impostos como se fossem socialistas ou se desagravaram os cidadãos, se temos ou não menos institutos e fundações, se há menos “boys”, se a estrutura produtiva ficou mais forte, se a economia se tornou mais competitiva à escala global, se temos o mesmo número de freguesias, se acabámos com o escândalo das parcerias público-privadas, se as escolas, os hospitais e os tribunais se tornaram espaços mais competentes, enfim… se progredimos colectivamente.
João Marcelino
Diário de Notícias, 16-07-2011
Enquanto princípio, a ideia [da criação de uma agência de “rating” europeia] está repleta de potencial, como um jogo da bola em que o árbitro fosse adepto fervoroso do meu clube ou um julgamento em que o juiz fosse a querida mãe do réu. Infelizmente, a aplicação prática da ideia não promete.
Alberto Gonçalves
Diário de Notícias, 17-07-2011
Não tenhamos ilusões. Na Europa de hoje, ou somos federalistas ou somos suicidas.
Viriato Soromenho-Marques
Diário de Notícias, 15-09-2011
Haverá soluções para a crise grega, porventura para uma crise portuguesa, até talvez para uma crise italiana. Era bom que essas soluções fossem assumidas depressa. Mas não haverá soluções duradouras e sustentáveis que passem a médio e longo prazo pela subsidiação dos países mais pobres pelos mais ricos.
José Manuel Fernandes
Público, 15-05-2011
A questão [da ordenação de mulheres] tem, pois, de ser revista. Para não ferir este princípio fundamental do Concílio Vaticano II: “Toda a forma de discriminação nos direitos fundamentais da pessoa por razão de sexo deve ser vencida e eliminada, por ser contrária ao plano divino”.
Anselmo Borges
Diário de Notícias, 16-07-2011
