Até ao dia 3 de Julho, está patente na Galeria da Capitania, em Aveiro, uma exposição retrospectiva dos 50 anos de pintura de José Bello, constituída por mais de meia centena de obras, entre desenho e pintura (aguarela e óleo), que descrevem meio século de criatividade artística deste pintor aveirense (por opção), que fez do jornalismo a sua profissão. Para esta exposição, foi editado um catálogo, com 12 páginas, profusamente ilustrado, com texto de abertura assinado pelo escritor Gonçalo M. Tavares.
José Augusto Andrade Belo da Fonseca, de nome artístico José Bello, nasceu em Alvôco das Várzeas (Coimbra), no dia 13 de Janeiro de 1942. Iniciou a sua actividade artística no Círculo de Artes Plásticas da Associação Académica de Coimbra (do qual foi director), sob a orientação do mestre Waldemar da Costa.
Fixou residência em 1967, tendo aderido ao Aveiro Arte três anos mais tarde, grupo artístico a que presidiu entre 2002 e 2004. O seu mandato ficou marcado pela cedência da Galeria Morgados da Pedricosa (propriedade da Câmara Municipal de Aveiro) ao Aveiro Arte.
Entre 1981 e 1999, fixou residência em Lisboa, onde exerceu a profissão de jornalista (no extinto diário “A Capital”), tendo fundado e presidido ao Instituto do Quadrante Solar e da “Quadrante” – Associação dos Artistas Plásticos do Concelho de Loures, sendo também um dos fundadores da Confraria dos Jornalistas Enófilos.
