O executivo municipal da Murtosa deliberou, por unanimidade, não dar seguimento ao pedido da Junta de Freguesia do Bunheiro para a abertura de um novo processo visando a classificação do “Sobrado Vermelho” como Imóvel de Interesse Municipal.
A autarquia justifica a sua posição evocando motivos de ordem financeira, derivados não só da actual crise mas também por ter assumido responsabilidades com um vasto conjunto de obras, algumas das quais co-financiadas pelo QREN.
Apesar de reconhecer a importância histórica do “Sobrado Vermelho”, nomeadamene para o Bunheiro, o executivo municipal considera que a classificação do edifício, situado próximo da EN109-5, exigiria importância “significativa”, pois seria necessário “avançar” com um processo expropriativo para a aquisição do imóvel e, de seguida, promover-se a sua reabilitação”. Como não há recursos, a degradação continua.
C.F.
