São perto de 11 mil, os participantes aguardados na 10.ª edição da Semana Aberta da Ciência e Tecnologia da Universidade de Aveiro (SACT) que arrancou na segunda-feira, 23, e termina na sexta, 27, no Campus Universitário e no ISCA-UA, em Aveiro, mas também nas escolas politécnicas de Águeda e Aveiro Norte. Setenta e seis actividades, distribuídas por 293 sessões, envolvem 27 departamentos/unidades e serviços e prometem divulgar ciência de forma aliciante a curiosos de todos os gostos e idades.
Viajar pelo mundo dos robôs autónomos e móveis, descobrir como se faz combustível a partir de óleo de fritura, construir uma ponte de esparguete, conhecer o esqueleto das casas que habitamos, viver uma aventura num laboratório químico, criar o próprio holograma, participar numa observação nocturna ao telescópio ou assistir a um recital de piano. Estas são apenas oito das 76 actividades especialmente preparadas para transformar a visita à Universidade de Aveiro e o contacto com a ciência aqui produzida numa verdadeira aventura inesquecível.
Uma das novidades desta edição da SACT é a associação da Universidade a um programa de solidariedade social. Assim, ao longo da semana (entre 23 e 27) todos os visitantes/participantes estão convidados a trazer brinquedos, jogos, materiais didácticos e/ou roupas, para serem entregues posteriormente ao Serviço Pediátrico do Hospital Infante D. Pedro, de Aveiro.
