Bilhete de Identidade – ESCRINA Somos o ESCRINA, Grupo de Jovens de Nariz. Este nome, ESCRINA (ESperança CRIstã de NAriz) surgiu há 20 anos, quando estava na moda os grupos terem nome. Já para encontrar as raízes desta “árvore”, é necessário recuar bastante no tempo e ouvir com atenção as histórias dos mais velhos da terra.
Como qualquer outro grupo, também este passa por momentos bons e menos bons… abranda, mas não pára. Nariz já se habituou a ver o grupo envolvido em actividades: cantar as Janeiras, visitar os doentes, Dia da Mãe, dias especiais a nível diocesano e nacional. Ultimamente, e com vista à angariação de fundos para a XX JMJ, as actividades diversificaram-se com a realização de jantares, cantar em celebrações matrimoniais, vendas, bar do grupo… Foi uma preciosa ajuda que as pessoas da paróquia deram, o que proporcionou esta experiência a jovens que, de outra forma, não poderiam participar. A participação em JMJ também já não é nova. No passado, outros jovens puderam fazer essa experiência. S. Tiago de Compostela e Roma foram os destinos.
Mas os encontros do grupo não passam apenas por angariação de fundos. A componente espiritual faz parte integrante dos encontros. Com retiros ou encontros especiais pontuais, chama-se a atenção e vincam-se os ideais de Cristo. Por vezes os locais mais improváveis são os melhores para este tipo de actividades.
Falta apenas dizer que qualquer jovem pode fazer parte do grupo, bastando para isso que demonstre essa vontade, que venha com espírito de partilha e de entrega e que tenha já recebido o sacramento da Confirmação. Assim é sinal que pelo menos está ali com outra vontade que não a de buscar o “canudo” (entenda-se Crisma). Dos cerca de 14 elementos que estavam no início do ano, foi com alguma tristeza que 4 não participaram na experiência da JMJ.
Com um passo a seguir ao outro, vai-se fazendo caminho pelos trilhos cada vez mais difíceis do dia-a-dia da sociedade.
Na foto vêem-se os elementos que foram à JMJ, com mais duas amigas que foram inseparáveis do nosso grupo e deram uma preciosa ajuda na transposição da barreira da linguagem.
Márcio e João, animadores
