Moderníssima arquitectura portuguesa

Na Casa Municipal da Cultura Metaflux, a exposição da arquitectura que pode ser vista na Casa Municipal da Cultura, em Aveiro, reúne nomes da Geração X e da Geração Y da arquitectura portuguesa. A Geração X são os arquitectos próximos dos 40 anos, influenciados por Souto Moura, Carrilho da Graça ou Siza Vieira. Está representada por cinco ateliês de arquitectos. A Geração Y é constituída por arquitectos próximos dos 30 anos. As suas referências são difusas e por vezes contraditórias e conflituosas, tanto locais como internacionais.

O nome Metaflux é uma junção de “metamorfose” e “influx”, porque a exposição resulta da 9ª Mostra Internacional de Arquitectura de Veneza, em 2004, e de cinco exposições sobre a arquitectura portuguesa recente no Museu de Serralves (Porto), sob a denominação “influx”. A ideia de metamorfose, com os conceitos adjacentes de circulação, troca, tradução e adaptação, é fundamental na arquitectura.

Metaflux está em Aveiro até 16 de Outubro, depois de ter passado por Veneza, Lisboa e São Paulo. Na apresentação da exposição, Pedro Silva, vereador da Cultura, sublinhou que esta iniciativa, integrada na I Mostra de Arquitectura e de Urbanismo de Aveiro, pretende “introduzir a arquitectura na vivência dos cidadãos, a fim de que a discussão do urbanismo no espaço público seja mais participada pelos que dele usufruem”. Visitar esta exposição contribui para conhecer a moderníssima arquitectura portuguesa.

J.P.F.