Para a Delegação Regional da Cultura do Centro O Teatro Aveirense é uma referência, a nível nacional, na programação cultural, afirmou o Delegado Regional do Centro do Ministério da Cultura, António Pita, que justificou, ao dizer que, “entre as várias estruturas de programação que estão em actividade regular, nesta altura, no País, o Teatro Aveirense tem desenvolvido uma actividade que é reconhecida por todos, não só pela qualidade de cada uma das suas iniciativas, mas também pela variedade, pluralidade e ainda pela coerência dessas propostas”.
António Pita realça que, na região Centro, também há outros exemplos, porque, nos últimos anos, surgiu “um conjunto de instalações, de infra-estruturas, de teatros ou de cine-teatros, que mantêm uma actividade regular e de altíssima qualidade”.
Esse facto permite que em Aveiro, Coimbra, Viseu, Leiria, Guarda, ou até em cidades mais pequenas, se possa assistir a espectáculos de qualidade. O Delegado Regional da Cultura sublinha que, “nesta altura, existem propostas, programas, iniciativas muito interessantes, por toda a região”. “Com muita frequência, são eventos que só têm ocorrência em estruturas, teatros ou cine-teatros desta região”, disse.
