Memória CV – Há 20 anos “Bombeiros Velhos têm quartel novo”, titulava o Correio do Vouga na edição de 31 de Outubro de 1986. Há 20 anos, portanto. Referia-se à inauguração do quartel na Rua Mário Sacramento, “junto ao novo Bairro de Santiago”, no dia 26 de Outubro desse ano. A inauguração mereceu a visita do Ministro da Administração do Território e do Plano, Valente de Oliveira. D. Manuel de Almeida Trindade, então bispo de Aveiro, presidiu à Eucaristia no novo quartel e benzeu duas novas viaturas.
Nessa ocasião, vivia-se o rescaldo dos incêndios de Verão, que nesse ano tiveram um saldo ainda mais trágico com a morte de 13 bombeiros das corporações de Águeda e Anadia (e ainda mais três pessoas), em Castanheira do Vouga (13 de Junho de 1986).
Na cerimónia, “Valente de Oliveira pôs em destaque o exemplo da «simplicidade com que se fazem coisas importantes», afirmando a dado passo: «Vivemos aqui um exemplo de como se faz solidariedade. Ela faz-se com as pessoas. Quero agradecer-lhes muito as várias lições que, desde as três horas da tarde, tenho estado a receber»”.
O quartel da Associação Huma-nitária dos Bombeiros Voluntários de Aveiro – Bombeiros Velhos, começou a ser construído em 1983 e custou 70 mil contos. O projecto era da autoria do arquitecto Semide, já falecido à data da inauguração.
