Bispo de São Tomé e Príncipe ordenado em Fátima

O Cardeal D. José Saraiva Martins presidiu à ordenação de D. Manuel António dos Santos, novo bispo de S. Tomé e Príncipe, no sábado passado.

“O testemunho da nossa vida deve comprovar o que ensinamos”, porque “o homem de hoje acredita pouco nas palavras. Só acredita na vida, nos factos e nos testemunhos” – afirmou, no dia 17 de Fevereiro, em Fátima, o cardeal Saraiva Martins, na homilia de ordenação de D. Manuel António, novo bispo de S. Tomé e Príncipe. Ao ordenado, o Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos pediu que “o seu ministério seja verdadeiramente fecundo para o bem da Igreja e, de modo especial, da igreja de S. Tomé e Príncipe, que lhe foi confiada”.

Há oito décadas que os Missionários do Coração de Maria (Claretianos) se entregam à evangelização daquele povo lusófono. Tanto o presidente da celebração, D. José Saraiva Martins, como o ordenado são membros desta congregação.

Ao «irmão» ordenado, D. José Saraiva Martins sublinhou que a “Igreja é sinónimo de missão e a missão é sinónimo de Igreja” e deixou alguns conselhos: “Sê fiel à Igreja e nunca desanimes no exercício do teu ministério episcopal”; “anuncia o evangelho com coragem, entusiasmo e optimismo”.

Ecclesia