Vista Alegre O Centro de Visitas da Fábrica da Vista Alegre deu início a dois novos programas – “Saberes e Sabores” e “Moldar a Porcelana”, o primeiro direccionado ao público adulto e sénior, e o segundo aos alunos dos primeiro e segundo ciclos do ensino básico.
“Saberes e sabores” foi idealizado para o público adulto e sénior, com o objectivo de permitir a descoberta dos segredos das bebidas exóticas – o chá e o café – e o fascínio que exerceram sobre a cultura europeia, principalmente sobre as artes decorativas, com destaque para a porcelana, em Portugal. Este programa inclui visita à Capela de Nossa Senhora da Penha de França (monumento nacional) e visita temática ao Museu Histórico da Fábrica da Vista Alegre, onde é servido o lanche, e ainda visita livre às lojas. As visitas efectuam-se à quinta-feira, com marcação prévia.
“Moldar a porcelana” é um programa direccionado aos alunos do 1º e 2º ciclos do ensino básico, sendo constituído por um atelier com demonstração de produção de porcelana com pasta líquida. No final, cada aluno tem oportunidade de mexer na pasta, criando, através de pequenos moldes, figuras que depois pode levar para casa. Para além do atelier, o programa inclui visita guiada ao Museu Histórico da Fábrica da Vista Alegre e visita livre às lojas. Com a duração aproximada de uma hora e meia, o programa realiza-se de terça a sexta-feira, mediante marcação prévia.
Para além destes novos programas, o Centro permite ainda visitar a unidade industrial em plena laboração.
