“Exportar para Espanha: A opção estratégica”

Seminário promovido pela AIDA O mercado espanhol é grande de mais para ser ignorado pelas empresas portuguesas. “Para Espanha e em força” foi o mote do Seminário da AIDA.

A AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, promoveu o seminário “Exportar para Espanha: a opção estratégica”, o qual teve por objectivo sensibilizar os empresários aveirenses para o mercado espanhol.

O mercado espanhol é, no dizer de Pinto Galvão, vice-presidente da AIDA, “um mercado mesmo ao nosso lado, é um mercado com muitas potencialidades, onde pode ser fácil vender, porque os transportes são mais baratos do que para a Alemanha ou qualquer outro país. A diferença linguística não é tão relevante como por exemplo em relação ao alemão. Além da proximidade linguística, há a cultural e de amizade entre os dois povos”.

A par disso, Pinto Galvão realça o facto de o mercado espanhol ter “uma capacidade de consumo muito grande. É cerca de cinco vezes maior que o mercado português, e o cidadão espanhol tem uma capacidade de consumo superior à do português, em cerca de cinquenta por cento. Tudo isso, permite às empresas portuguesas olharem para o mercado espanhol de uma forma diferente, para aí poderem vender os seus produtos”.

O vice-presidente da AIDA garante que também há empresas associadas na AIDA “a exportar para Espanha e que lá têm bom nome”.

Quanto aos produtos com melhores hipóteses de entrarem no mercado espanhol, Pinto Galvão considera que “há vários”. O desafio está em as empresas portuguesas passarem a disponibilizar os produtos ao consumidor final em vez de se limitarem a fornecer outras empresas. As 140 marcas portuguesas em Espanha mostram que o consumidor espanhol está receptivo.

Para o cidadão comum espanhol, a imagem de Portugal já melhorou alguma coisa. Mas a penetração dos produtos portugueses em Espanha ainda enfrenta alguns obstáculos, pelo que há empresas portuguesas que trabalham o mercado espanhol com marcas adaptadas a esse mercado. A par de uma imagem ainda não muito favorável das marcas portuguesas, no seminário foi apontada a necessidade de haver uma maior e melhor concertação das acções promocionais em Espanha, área onde o marketing é fundamental. Mas isso requer mais investimento e conjugação de meios, tanto a nível oficial, como também das próprias empresas que pretendem intervir no mercado espanhol.

Mercado espanhol (e português) em números

População: 44.108.000 (10.475.000) habitantes

PIB – Produto Interno Bruto, em 2005: 798.672 milhões (147.395 milhões) de euros

PIB per capita, em 2004: 19.458 (12.860) euros

Exportações espanholas para Portugal, em 2005: 14.655,2 milhões de euros

Importações espanholas de Portugal, em 2005: 7.433,24 milhões de euros

Investimento espanhol em Portugal, em 2005: 928,5 milhões de euros

Investimento português em Espanha, em 2005: 135 milhões de euros

Empresas espanholas em Portugal: 1.000

Empresas portuguesas em Espanha: 350